Apresentação do Circo os Kaco – Foto – Cia os Kaco/Divulgação

No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Visando a valorização cultural, o Sesc Tocantins realiza, do dia 26 a 28 de março, uma programação com espetáculos artísticos, oficinas e palestras, em comemoração às duas datas. Todas as atrações contam com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados a partir de uma hora antes do horário do espetáculo, na bilheteria do Teatro Sesc, em Palmas.

 

Dia Mundial do Teatro

 

Criada em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro (IIT), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a data foi escolhida para celebrar a grande diversidade de gêneros teatrais e linguagens artísticas existentes e também conscientizar a sociedade sobre a importância do teatro para o mundo.

 

Dia Nacional do Circo

 

As artes circenses existem desde a Antiguidade como forma de lazer e entretenimento. A data comemorativa foi criada para homenagear o “Rei dos Palhaços” do Brasil, Piolin, personagem criado pelo artista Abelardo Pinto (1897 – 1973), um dos maiores nomes da história circense brasileira. No Brasil, a tradição do circo se estabeleceu desde o século XIX.

 

PROGRAMAÇÃO

 

26/03 (terça-feira)

 

Maria Julieta e Zé Romeu – Grupo Um ponto Dois

Local: Teatro Sesc Palmas

Indicação: Livre

Hora: 20h

 

Homenageando um clássico de Shakespeare usando da cultura popular brasileira do Maracatu, o espetáculo conta a história de dois jovens apaixonados vindos de famílias rivais que tramam um plano para ficarem juntos, contam com a ajuda do Frei e do Luar. Só não esperam a presença de um ser místico que ronda a redondeza.

 

 

27/03 (quarta-feira)

 

Circo de Lambe Lambe – Trupe-açu Cia de Circo de Taquaruçu

Local: Centro de Atividades Sesc Palmas

Indicação: Livre

Hora: 12h30

 

Muito além de um “lugar”, o circo é um gênero artístico que abrange diversas modalidades dentro das artes cênicas, com um universo de possibilidades e histórias. O projeto “Circo de caixeiras” conta algumas dessas histórias e recriar, dentro de uma caixa, a atmosfera circense. As histórias “Camarim da Pulga ”, “Ta tudo Kombinado” e “Rua do Soleil” contam com o protagonismo feminino e trazem para o público o circo extraordinário em miniatura.

 

E se a gente se conhecesse outra vez? – Grupo ArtPalco

Local: Teatro Sesc Palmas

Indicação: 16 anos

Hora: 20h

 

A história conta sobre a jornada emocional de um casal de amigos que desvenda que o amor desejado estava ali, ao alcance das mãos. Diante da perspectiva de uma nova oportunidade para se conhecerem novamente, eles se veem confrontados por uma reviravolta inesperada: o diagnóstico de câncer.

 

 

28/03 (quinta-feira)

 

Kadulino, o palhaço da corda bamba – Os Kaco Cia de Circo

Local: Centro de Atividades Sesc Palmas

Indicação: Livre

Hora: 19h

 

O espetáculo une a experiência da trajetória dos 16 anos de palhaçaria do Kadulino e as habilidades de um dono de circo, com diversos elementos circenses como malabares, acrobacias e a corda bamba. Um número que se destaca pela poesia e ao circo clássico, através de gags e cascatas.

 

O Pequeno Príncipe – Cia Cenaberta

Local: Teatro Sesc Palmas

Indicação: Livre

Hora: 20h

 

Buscando entender os mistérios do universo, um jovem de um pequeno planeta bem distante, busca por respostas em vários mundos, e se depara no meio do cerrado brasileiro com um piloto de avião que estava caído, junto a ele, o pequeno jovem encontra todas as respostas que faltavam. Uma adaptação livre da história.

Fonte – Ascom Sesc