Ação de testagem em massa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em pontos estratégicos da Capital testou 1.013 pessoas na segunda-feira, 15. O mutirão continua nesta terça-feira, 16, nas Feiras de Taquari, Arno 33 (307 norte) e no Jardim Aureny I, até às 17 horas. As atividades nestes locais também acontecem amanhã, quarta-feira, 17.

Na quinta e sexta-feira, 18 e 19, os testes serão realizados na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo e nas Feiras da Arse 112 (1.106 Sul) e 304 Sul.

O farmacêutico da rede municipal de saúde Ricardo Nunes é um dos responsáveis pela ação e conta que os casos diagnosticados farão parte de um estudo epidemiológico da cidade. O servidor explica que esse mutirão é parte da estratégia de saúde traçada em Palmas que visa identificar casos assintomáticos e leves, para definir assim, a forma que a pandemia se comporta na cidade.

O usuário que for realizar o teste precisa apresentar um documento de identificação. Caso o resultado seja positivo, o paciente será notificado pelos profissionais de saúde e encaminhado para receber o atendimento nas unidades disponíveis exclusivas para casos de Covid-19.

Além dos profissionais da saúde, o mutirão contará com a participação das equipes de apoio militar do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na divulgação de resultados, segurança, organização de filas e preenchimento de formulários.

Balanço de resultados

A Gazeta do Cerrado solicitou  informações sobre a divulgação do balanço dos resultados:

A Secretaria da Saúde (Semus) informou que o número de casos positivos e negativos será apresentado no final da ação que termina na próxima sexta-feira, 19. Conforme a Semus, somente no primeiro dia da ação de testagem, nesta segunda-feira, 15, foram aplicados 1.013 testes.

Veja íntegra da nota:

NOTA

Data: 16/03/2021
Veículo: Gazeta do Cerrado
Assunto: Balanço parcial de ação de testagem

A Secretaria da Saúde (Semus) informa que somente no primeiro dia da ação de testagem, nesta segunda-feira, 15, foram aplicados 1.013 testes. O número de casos positivos e negativos será apresentado no final da ação que termina na próxima sexta-feira, 19.

A Semus esclarece que o teste utilizado detecta anticorpos IgM e IgG que se formam no sangue após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2, ou seja, tanto pessoas que estão com a doença ou que já tiveram podem apresentar resultado positivo.

Neste caso, os que testam positivos e apresentam sintomas são encaminhados para unidades sentinelas para investigação mais profunda com outros exames (a exemplo do Swab), e acompanhamento médico. Já os positivos assintomáticos são orientados a cumprir isolamento domiciliar. Todos os casos positivos são emitidas notificações ao Comitê de de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas) para que haja acompanhamento dos pacientes.