O vídeo da briga no luxuoso Baile do Rubi, promovido pela Ordem dos Advogados no Brasil (OAB) no Tocantins, ganhou repercussão nacional. O barraco foi parar no programa Encontro, da Rede Globo, apresentado por Patrícia Poeta, na manhã desta segunda-feira, 21.

O evento começou no sábado, 18, e se estendeu pela madrugada de domingo, com decoração luxuosa, comida e bebida à vontade e shows com vários artistas.

Em nota, a OAB Tocantins informou que o episódio foi contido rapidamente pela equipe de segurança do evento. Também esclareceu que analisará as imagens para identificar e avaliar possíveis punições aos envolvidos. O presidente da OAB, Gedeon Pitaluga Júnior, afirmou que os envolvidos não eram advogados e que tomará todas as medidas cabíveis.

Um empresário de Palmas, que estava envolvido na confusão, e que no vídeo é visto jogando uma cadeira e depois levando um soco, afirmou ter sido espancado por vários homens durante o evento e registrou boletim de ocorrência.

“Não sei qual motivo motivou a briga, lembro que fui agredido por um homem e quando reagi, ele e vários amigos dele me jogaram no chão e me espancaram, levei vários socos e chutes enquanto estava caído no chão, quando consegui me levantar é que joguei a cadeira”, disse.

Ele disse que logo em seguida foi agredido mais duas vezes por um dos amigos do primeiro envolvido, até que os seguranças interferiram e o retiraram do local.

Assista ao trecho do Encontro

Veja a nota na íntegra do empresário

Não sei qual motivo motivou a briga, lembro que fui agredido por um homem e quando reagi, ele e vários amigos dele me jogaram no chão e me espancaram, levei vários socos e chutes enquanto estava caído no chão, quando consegui me levantar é que joguei a cadeira, logo em seguida fui agredido mais 2 vezes por um dos amigos do primeiro envolvido, até que os seguranças me tiraram do local, foi direto para a delegacia, registrei boletim de ocorrência e realizei exame de corpo e delito.

Aguardo a apuração dos fatos já que desconheço os envolvidos que me agrediram e estou à disposição da polícia e da justiça.

Veja o que diz a OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, vem, por meio da presente nota, esclarecer acerca do incidente ocorrido no Baile do Rubi 2023, informando que foram tomadas todas as medidas cabíveis em relação aos envolvidos.

Após averiguação, e identificação dos envolvidos, constatou-se que evento foi um fato isolado de agressão que ocorreu durante a festa, os indivíduos envolvidos não compõe os quadros de registro profissional como advogado ou estagiário no Sistema OAB.

O ocorrido foi um infortúnio, o qual foi coibido rapidamente pela segurança e bombeiros contratados para o evento, que estavam preparados e agiram de forma irreparável.

Reforçamos a postura contrária a qualquer tipo de agressão. Tais incidentes são inaceitáveis e não representam os valores que defendemos.

A OABTO acompanhará a investigação criminal já em andamento e cobra punição exemplar aos envolvidos.

Por fim, ressaltamos que o fato não tirou o brilho e sucesso do evento, que contou com a participação de mais de mil pessoas, sendo a ampla maioria pertencente à advocacia.

Continuaremos a trabalhar para fortalecer a integridade da advocacia no estado do Tocantins e avançar na defesa de valores sociais.