O deputado estadual Olyntho (PSDB), participou nesta sexta-feira, 2, em Palmas do 18º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, com uma pauta voltada para o desenvolvimento sustentável da região, que teve, uma carta elaborada pelos gestores, a Carta de Palmas, com as principais demandas de cada estado.
O evento reuniu governadores, secretários e técnicos de outros oito estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Tocantins.
O deputado explicou que o objetivo do Fórum foi organizar a articulação de ações que buscam discutir, de maneira coletiva e plural, os temas mais sensíveis e comuns à região. No caso desta edição, a sustentabilidade e, por conseguinte, a atual situação do desmatamento da Amazônia nortearam os debates.
“Essas ações agora serão deliberadas pelos governadores que tem por finalidade melhorar a gestão de cada estado e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável. Acredito que será por meio destas ações em conjunto que encontramos força para trazer mais recursos para o Tocantins”, disse Olyntho.
Amazônia Legal.
O governo brasileiro atribuiu o nome Amazônia legal à área da Floresta Amazônica que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Tocantins. Mato Grosso e Maranhão em uma área correspondente à 5.217.423 Km2, cerca de 61% do estado brasileiro.