Falta de testes colabora para subnotificação

Maju Cotrim

Se aproximando dos sete mil casos, o Tocantins vive um momento de medo, mas espera dias melhores. Segundo o Boletim Epidemiológico Estadual, o Estado contabiliza 6.931 casos confirmados da doença, destes 3.685 pacientes estão recuperados e 3.116 estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar, além de 130 óbitos

Leia sobre o assunto – Com Covid em 102 cidades e 130 mortes, Tocantins beira os 7 mil diagnósticos positivos da doença

Diante do cenário atual da Covid-19 no Tocantins, neste sábado, 13, o médico e representante do Tocantins no Conselho Federal de Medicina, Estevam Rivello Alves comentou à Gazeta do Cerrado dados divulgados.

O Estado tem mais recuperados que casos ativos, porém a contaminação continua crescente.

Segundo o médico, os números que o Tocantins apresenta de fato são números que representam subnotificação.

“Tendo em vista que o próprio Lacen divulgou que agora só irá fazer testes naqueles que estiverem internados ou que vierem a falecer., os casos leves, os contatos de casos positivos que permanecem em casa, aqueles pacientes que estão sentindo algum sintoma diferente de uma vida normal e que querem testar não serão testados. A tendência é que agora nossos números não apareçam, que não configura a realidade, que estamos vivendo e que os casos recuperados vão mesmo ultrapassar os casos existentes, porque se considerarmos apenas os que estão internados hoje, não chega nem a 200 pacientes, sem sombra de dúvida os casos não vão aparecer nas estatísticas”, analisou.

Segundo ele, é difícil analisar a retórica que há mais casos recuperados que ativos.

“O que mais gostaríamos de ter agora é uma certeza do momento que estamos vivendo, tanto o Estado, como todos os municípios deveriam concentrar os esforços no sentido de aumentar e ampliar as testagens e não o contrário, gastar dinheiro e energia naquilo que de fato tem efetivo. Se a gente pudesse somar esforços para comprar a maior quantidade de kits, de insumos para realizar estes testes estaríamos caminhando dentro de um cenário que fosse o real”, disse.

“O mais correto e coerente neste momento é falar sobre inquérito epidemiológico e o Estado teria que assumir isso como uma política pública em todos os municípios, chamar os municípios para participar deste momento, as universidades, grupos de epidemiologia do Estado”, pontuou.

Segundo ele, isso mostraria com clareza onde a doença está crescendo e quais os fatores de cada situação local.

“Só o inquérito e que poderia levantar um real cenário para a gente é isso é feito através das testagens”, avaliou.

“A questão é crescente de casos, ainda tem alta contaminação e de internação e isso não está sendo feito”, pontuou. As UTIs, segundo ele, estão lotadas. “Não temos um sistema de saúde pata atender as pessoas de forma planejada e quando não tem teste podemos ser pegos de surpresa”, concluiu.

O Estado sempre negou subnotificação e números da Pesquisa Ibope também não apontou nenhum caso positivo, segundo os números. A Sesau informou que trabalha para comprar os kits que estão em falta.

Dados

Hoje o Tocantins contabilizou 185 novos casos confirmados da Covid-19, sendo (109) RT-PCR, (04) sorologia e (72) testes rápidos.

Os novos casos são de Araguaína Aguiarnópolis (01), Araguaína (29), Araguanã (04), Araguatins (01), Arapoema (01), Colinas do Tocantins (7), Filadelfia (02), Formoso do Araguaia (7), Goiatins (03), Guarai (7), Gurupi (10), Itacaja (02), Itapiratins (02), Marianópolis do Tocantins (01), Muricilândia (01), Nazare (02), Nova Olinda (01), Nova Rosalândia (01), Palmas (49), Palmeiras do Tocantins (02), Paraíso do Tocantins (08), Pium (01), Porto Nacional (04), Praia Norte (04), São Bento do Tocantins (01), São Miguel do Tocantins (10), Sitio Novo do Tocantins (09), Wanderlândia (01) e Xambioá (14).

Atualmente, o Tocantins apresenta 6.931 casos no total, destes, 3.685 pacientes estão recuperados, 3.116 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 130 pacientes foram a óbito.

(Colaborou: Lucas Eurilio)

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#Tocantins