Setor de serviços lidera o ranking com 2.654 empresas, seguido do comércio com 2.298 estabelecimentos

 

 

No dia do empresário brasileiro, Paraíso do Tocantins tem muito a comemorar. De acordo com dados da Receita Federal, o município conta atualmente com 6.630 empresas, o que representa um crescimento de 36,39% nos últimos quatro anos. Em 2020 eram 4.861 empresas. No ranking dos setores, serviços é o que tem maior representação com 2.654 empresas, um percentual de 42%, seguido do comércio com 2.298, ou seja, 37%. A indústria vem em terceiro, com 692 estabelecimentos, e na sequência a construção civil, com 483 e a agropecuária, com 71.

 

 

O Prefeito de Paraíso, Celso Morais, ressalta que o crescimento do setor empresarial na sua gestão é reflexo de um trabalho conjunto. “Estamos comprometidos em propiciar um ambiente favorável para os negócios. Criamos a Secretaria de Indústria e Comércio, temos apoiado eventos de empreendedorismo que fomentam economia local, promovido, cursos de qualificação profissional e diversas outras ações que fortalecem o segmento, porque sabemos que um setor empresarial forte é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Investir no fortalecimento das empresas não só gera empregos, mas também promove inovação e atrai novos investimentos.”

 

 

A secretária de Indústria e Comércio, Juliana Martins, reforça que a gestão tem implementado políticas que facilitam a abertura de novos negócios, simplificado a burocracia e incentivado as parcerias entre o setor público e privado. “Diversas empresas de grande e médio porte e franquias muito conhecidas têm se estabelecido aqui. Paraíso reconhece seu papel como capital econômica do Vale do Araguaia e tem trabalhado para isso”.

 

Proprietário do recém inaugurado The Best Açaí, Alex Abdallah Neto, conta que após a abertura da sua primeira loja no Tocantins, em Palmas, os planos eram expandir a rede de forma que em Paraíso seria a 5ª unidade no Estado. “Percebemos que Paraíso passa por um momento muito propício, economia e comércio pujantes. A cidade está muito bem cuidada, muito bem administrada e a gente resolveu adiantar nossa inauguração em Paraíso, passando na frente de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. Tomamos essa decisão baseada em pesquisas de mercado”.

 

“A gente tem que reconhecer o excelente trabalho do Prefeito Celso Morais, porque ele foi o principal fator para que a cidade de Paraíso esteja hoje nos trilhos do desenvolvimento”, destacou Alex. O empresário relatou ainda que as vendas estão excelentes e já na primeira semana de funcionamento a unidade entrou na lista dos top 10 vendas da rede. Sobre os planos para o futuro, o empresário conta que a expectativa é poder aumentar ainda mais as vendas. “Temos interesse em inaugurar uma segunda unidade aqui em Paraíso, aumentar a oferta de produtos. Neste momento, queremos que as pessoas venham conhecer a loja, esse espaço lindo que criamos para Paraíso. Mas, pretendemos muito em breve expandir para as vendas delivery”, disse Alex, acrescentando que o The Best Açaí faz parte de uma rede de mais de 500 lojas e segundo informou o empresário, outras 300 estão em processo de abertura.

 

O perfil das empresas instaladas em Paraíso do Tocantins aponta que 53% é de microempreendedores individuais, 35% de microempresas, 6% de empresas de pequeno porte e 6% das demais, que incluem as médias e grandes empresas.