Censo 2022 – Foto – IBGE/Divulgação

Na manhã da última quarta-feira, dia 26, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participaram de uma reunião na sede provisória da Prefeitura de Paraíso do Tocantins com os secretários e representantes da gestão para falar sobre o andamento do censo 2022 no município.

 

Segundo os coordenadores do IBGE, mais de 70% do município já foi percorrido, mas em relação ao número de domicílios ocupados, cerca de 20% ainda não abriu as portas para que os recenseadores pudessem fazer a coleta de dados, este número pode afetar diretamente a realização do levantamento. A gestão municipal garante a parceria e apoio ao instituto, especialmente a realização do censo 2022, e se coloca à disposição para prestar toda ajuda necessária.

 

Discutir sobre maneiras de realizar a coleta de dados dessas residências foi a principal pauta da reunião. Segundo a coordenadora do censo demográfico da subárea de Paraíso, Mariana Martins, este número é preocupante: “Esse dado é a junção de domicílios ocupados, mas com moradores ausentes e os domicílios onde o recenseador teve recusa. Em números, são cerca de 3 mil domicílios, se a gente considerar 3 pessoas por cada coisa, chegaria a quase 9 mil pessoas que ainda não foram recenseadas.”

 

A equipe do IBGE em parceria com a Prefeitura de Paraíso faz esse apelo, para que a população receba o recenseador em suas casas. Ainda segundo a coordenadora Mariana, no caso das residências com moradores ausentes, a equipe do IBGE tem retornado e até disponibilizando contatos por meio da caixa de correios, para agendar a entrevista.

 

CENSO 2022

O Censo constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.

Fonte – Secom Paraíso do Tocantins