O singular artesanato tocantinense é obra de artistas que trabalham com as mais variadas matérias-primas, do capim dourado a palha do buriti, do babaçu aos cristais, passando por madeira, sementes, bucha, cerâmica, que dão vida a biojoias, esculturas, peças decorativas ou utilitárias. Um apanhado de toda esta rica produção poderá ser conferida, no mês de maio, pelos brasilienses e visitantes da sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Proposta de parceria neste sentido foi apresentada nesta sexta, 22, pela superintendente do Senar Tocantins, Rayley Campos Luzza, ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

Pela proposta, as duas instituições firmarão um acordo de parceria, sendo a curadoria das peças realizada pela Adetuc, que pretende valorizar todas as regiões do Estado. A mostra deverá ter a duração de duas semanas. “Queremos propagar o Estado por meio da sua cultura”, explica Rayley.

Para Tom Lyra, esta é uma grande oportunidade de mostrar toda a iconografia do Tocantins em um local de grande fluxo. “Vamos trabalhar nestes próximos meses para apresentar uma exposição de alto nível, como merecem nossos artesãos”, garante.

Fonte: Secom