Na reta final da votação do Prêmio Congresso em Foco 2023, os parlamentares têm reforçado o pedido por votos para a 16ª edição da premiação mais importante da política brasileira. Até o momento, já foram contabilizados mais de um milhão de votos. A votação do público está aberta até a próxima quinta-feira, 31 de agosto, e os vencedores serão revelados no dia 21 de setembro. Parlamentares à direita, à esquerda e ao centro apresentam suas credenciais aos eleitores de olho no reconhecimento do voto popular.
Maioria dos deputados federais tocantinenses também concorre.
Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país. A última parcial da votação na internet foi divulgada na última sexta-feira (18).
Do Tocantins na categoria Senado os três concorrem e estão em plena campanha de votação com muitos aliados puxando votos nas redes.
A estratégia de destacar as ações dos mandatos tem sido usada pelos defensores dos que disputam o Prêmio.
Veja como votar nos parlamentares tocantinenses!