Foto – Félix Carneiro
O 1º Passeio Ciclístico do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) foi realizado neste sábado, 28, em Palmas. A iniciativa tem o objetivo de divulgar, conscientizar e ressaltar que todos são responsáveis por um trânsito mais seguro, além de incentivar a prática esportiva. A ação encerra as atividades do movimento Maio Amarelo deste ano, que tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”.
Os ciclistas iniciaram o trajeto do passeio saindo da sede do Detran/TO, na 401 Norte, seguindo pela Avenida Teotônio Segurado, em direção à Praça dos Girassóis. Depois de contornar a praça retornaram pelo mesmo percurso até a sede do Órgão. Os participantes também tiveram à disposição serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O grupo, antes de começar o passeio, participou de uma sessão de alongamento. Para auxiliar na reposição energética dos ciclistas, uma mesa de frutas foi disponibilizada. A programação foi finalizada com um sorteio de brindes oferecidos pelos parceiros.
Para a assistente administrativa Thanniere Mendes, 32 anos, que trouxe a filha de quatro aninhos para participar do passeio, uma iniciativa como essa é muito importante porque aumenta a conscientização para a importância da segurança viária, além de ressaltar os benefícios ocasionados pela adoção de práticas saudáveis. “É necessário que todos tenham consciência da responsabilidade de cada um, por um trânsito com menos acidentes e da necessidade de respeitar os ciclistas”, disse.
De acordo com o presidente do Detran/TO, Paulo Roberto Nogueira, ao longo deste mês foram realizadas uma série de ações relacionadas ao movimento Maio Amarelo, com o propósito de valorizar a vida, divulgar a importância da segurança viária e os benefícios da prática esportiva. “Por isso o propósito de ressaltar a necessidade de valorizar o respeito aos condutores de veículos de duas rodas e incentivar a preocupação com a saúde das pessoas”, afirmou.
Segundo a gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Claudineide Lourenço, essa ação tem muita relevância porque possibilita uma maior divulgação da mensagem de que todos são responsáveis por um trânsito mais seguro e com uma quantidade menor de acidentes. “Além de destacarmos a importância dos motoristas respeitarem os condutores que trafegam em veículos com duas rodas, sempre levando em conta a necessidade de que o maior deve proteger o menor”, explicou.
A programação contou com o apoio de parceiros como Corpo de Bombeiros, Energisa, Honda Serra Verde, Polícia Militar, Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Super Big, Farmácia Preço Baixo, Liber motos Yamaha e Auto Bicicletão.
Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento Maio Amarelo utiliza a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa da redução da quantidade de acidentes.
Fonte – Ascom Detran