Maju Cotrim
Importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, o Programa Calha Norte começou na prática a fazer a diferença nos municípios tocantinenses. A Gazeta do Cerrado apurou e confirmou que foram liberados os primeiros recursos para cidades do Estado referentes ao programa. Em meio á pandemia, os valores são um reforço contra a crise.
Os municípios de Novo Alegre, Combinado e Lavandeira receberam R$ 120 mil cada. Em Combinado o recurso será para compra de um veículo utilitário pick-up e nos demais municípios para triturador de galhos e máquina de fabricavam de tijolos e bloquetes. “É a primeira vez na história do Tocantins que o Calha Norte coloca recursos e vai atuar nas regiões sudeste e Jalapão”, pontuou o senador Eduardo Gomes, articulador dos recursos.
No dia 5 de fevereiro deste ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro assinou o ato que criou o Calha Norte no Tocantins. São 48 cidades incluídas. A articulação foi do senador e líder do governo, Eduardo Gomes desde que assumiu o mandato no Senado.
Eventos adiados pela pandemia
Os eventos previstos para março deste ano com os prefeitos do programa foram adiados. O General Ubitatan Poty, responsável pelo Programa Calha Norte, fez questão de gravar um vídeo para os prefeitos do Estado informando as circunstâncias.“O Calha Norte se sente prestigiado com a entrada dos 48 municípios do estado do Tocantins, esperamos poder contribuir para a mudança do cenário que já nos foi passado aqui, construindo obras, comprando equipamentos de modo a gente possa melhorar a vida das pessoas que vivem nessa região. O Calha Norte estará sempre de portas abertas senhores prefeitos, podem vir quando quiserem, podem mandar representantes quando quiserem, nós estaremos sempre disponíveis para dar a nossa contribuição”, disse.
Prefeitos comemoram
Os mais de 10 prefeitos ouvidos por nossa equipe agradeceram a articulação de Eduardo Gomes e avaliam que o Calha Norte será um divisor de águas para as cidades. Os prefeitos da região do Jalapão apontam que significa um avanço e oportunidade de ampliar as políticas para as comunidades locais.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios- ATM, Jairo Mariano considera o programa um avanço. “o objetivo é desenvolver ações para melhorar o IDH dos municípios e o desenvolvimento humano da cidades, uma nova fonte de recursos. Eles terão novas linhas de créditos para melhorar”, disse.
O Calha Norte
O Programa Calha Norte foi criado em 1985 para contemplar a região norte e dois estados do centro-oeste com fronteiras internacionais, para implementar ações junto aos municípios isolados e carentes de políticas públicas. À esta época, o estado do Tocantins , que só passou a existir em 1988, pertencia ao então de Goiás. Com sua criação, passou a integrar a região norte e portanto, com direito a receber ações do Calha Norte, já que possui condições econômicas/sociais dependentes e merecedoras da atenção governamental para atendimento à sua população.
Veja os municípios incluídos:
Palmas, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Monte do Carmo, Porto Nacional, Lajeado, Tocantínia, Aliança do Tocantins, Crixás do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Oliveira de Fátima, Nova Rosalândia, Pugmil, Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Miranorte, Miracema do Tocantins, Fátima, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Aparecida do Rio Negro, Pindorama do Tocantins, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins, Mateiros, Lizarda, Rio Sono, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Arraias, Combinado, Novo Alegre, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Almas, Natividade, Conceição do Tocantins, Taipas do Tocantins, Rio da Conceição, Paranã, São Valério e Chapada da Natividade.