Pelo terceiro dia consecutivo, Palmas registra o mesmo número de diagnósticos positivos para o coronavírus (Covid-19). A Capital manteve nove casos confirmados, descartou 117 e notificou 523 pessoas com síndromes gripais nesta terça-feira. É importante lembrar que desde o dia 23 de março, os casos com sintomas de gripe passaram a constar na ficha de notificação municipal como casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), conforme orientação do Ministério da Saúde.
Os dados são do Boletim Epidemiológico, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19). O documento também traz as principais medidas de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus na Capital.
De acordo com o COE, dos nove casos confirmados em Palmas, duas pessoas encontram-se internadas, uma em estado de saúde grave e a outra estável, segundo as informações do último boletim médico divulgado. As outras seis pessoas apresentam sintomas mais leves e se recuperam em isolamento domiciliar e uma já se curou da doença.
vigilância epidemiológica de Palmas informa que, até às 17h do dia 31 de março de 2020, foram 523 casos notificados para síndrome gripal, onde estão incluídos os casos suspeitos para COVID-19. Destes 117 casos já foram descartados e nove casos foram confirmados. Os demais seguem em monitoramento e
acompanhamento de evolução ou não dos sintomas. Nenhum óbito por COVID-19 em Palmas.
Cenário Nacional e Mundial
O relatório de Situação nº 71 da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou 750.890 casos do coronavírus (Covid-19) em todo mundo, sendo que 36.405 (4,8%) vieram a óbito. Duzentos e três (203) países, áreas e territórios possuem casos confirmados da doença causada pelo novo Coronavírus. A OMS ainda considera muito elevado o nível de risco de disseminação do vírus em escala global.
No Brasil, até as 17 horas desta terça-feira, foram diagnosticados 5.717 casos positivos da doença, com 201 óbitos e revelando uma taxa de letalidade de 3,5% dos casos confirmados. Esse índice de mortes está abaixo da média mundial e, por isso, é possível concluir que as medidas de enfrentamento estão surtindo efeitos positivos, principalmente o distanciamento e o isolamento social. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados para Covid-19.