Maju Cotrim
Os deputados estaduais são personagens que fazem parte das articulações e influenciam diretamente nas eleições municipais. No pleito do próximo ano, segundo a Gazeta levantou, pelo menos 10 parlamentares são cotados para disputar, maioria com pretensão já confirmada.
São eles: Cláudia Lelis do PV, Delegado Rerisson, Elenil da Penha e também Jorge Frederico para Araguaína, Gledyson Nato para Gurupi, Ivan Vaqueiro para Paraíso, Leo Barbosa chegou a ter o nome citado para disputar em Palmas porém o pré-candidato é o pai, o vice-governador Wanderlei Barbosa.
Palmas é o local com o maior número de deputados cotados: além de Cláudia Lélis e Leo Barbosa que tem sido apenas citados, estao numa cotação ainda mais intensa: Junior Geo, Vanda Monteiro e Valdemar Júnior (pré-candidato declarado do MDB).
O que dizem
A deputada do Pv, Cláudia Lélis já disputou em 2016 as eleições na capital mas não obteve exito. Embora seja citada defende o nome do ex-deputado e marido, Marcelo Lélis.
Leo Barbosa, o mais jovem deputado da Casa, é entusiasta da candidatura do pai.
Para Araguaína, Delegado Rerisson já lançou sua pré-candidatura assim como Jorge Frederico. Por outro lado, Elenil da Penha já chegou a dizer à Gazeta sobre o assunto: “meu nome é eis-me-aqui”, sobre a possibilidade de ser Candidato.
Em Paraíso, o suplente que está na vaga atualmente, Ivan Vaqueiro é um dos nomes mais cotados para disputar no próximo ano. Em Gurupi, Gledyson Nato já revelou à Gazeta que pretende ser Candidato.
Valdemar Júnior vai começar a trabalhar 15 regiões de Palmas já numa pré-candidatura e Júnior Geo disse à Gazeta que é o nome novo fora da política tradicional.
Sobre o assunto, Vanda Monteiro do PSL, já afirmou que seu nome está a disposição se a população de Palmas quiser. Por outro lado, líderes de bairros já defendem abertamente e estão na torcida pelo nome dela.
2016
Em 2016 disputaram eleições os deputados Zé Roberto Forzani em Palmas, Valderez Castelo Branco, e Olyntho Neto em Araguaína.