Com três filhos, um de 2 anos, outro de 4 anos e o mais velho de 5, a empresária Júlia Pittelkow, vendedora de roupas, está pagando a escola dos filhos com permuta. Assim como o administrador Joaquim Pereira Neto, dono de um salão de beleza no Setor Sul, em Goiânia. Graças às permutas, ele conseguiu reformar o espaço e comprar mobiliário. 

Mas essas trocas não foram diretas. A  empresária não pagou as mensalidades com roupas, nem as clientes do salão pagaram pela escova com material de construção ou mobiliário. Eles participam da plataforma de permutas multilaterais XporY.com, que negocia os produtos e serviços na moeda digital X$. Na plataforma, cada Real é transformado em “Xis”, e a moeda é usada para se pagar pelas permutas. 

Eles estarão presentes em uma rodada de negócios que acontece nessa terça-feira, 24 de setembro, de 8h ao meio-dia,  no salão de eventos do Restaurante República da Saúde, para permutarem mais serviços, uma prática que está ganhando cada vez mais adeptos com o crescimento do consumo consciente e da economia colaborativa. 

Uma pesquisa do Instituto Akatu com 1090 entrevistados de 12 capitais brasileiras. Práticas sustentáveis foram incorporadas por 38% dos entrevistados em 2018, ante 32% em 2012. Uma dessas boas práticas é a troca de serviços e produtos, hábito que saem da esfera pessoal e já abrange também os profissionais e empresas. “As trocas diminuem a necessidade do uso de dinheiro, e favorecem os negócios entre microempreendedores e profissionais que normalmente tem menos recursos disponíveis”,diz o especialista em inovação, Rafael Barbosa, fundador da XporY.com, plataforma de permutas multilaterais, pioneira nesse modelo de trocas.

Programa Empreendedor XporY.com

Durante a Rodada de Negócios, os participantes também irão conhecer o Programa Empreendedor XporY que irá permitir, a partir de outubro quando será colocado em prática, o pagamento de comissão a quem indicar novos associados à plataforma. Rafael Barbosa explica que o programa traz uma nova e ousada proposta de expansão para a empresa. “Nós optamos por oferecer aos nossos usuários e outras pessoas que queiram ter uma renda extra essa oportunidade de ganhar dinheiro indicando novos usuários para a plataforma”, explica.

Segundo Rafael, cada indicação que se concretizar dará o direito a uma comissão, paga mensalmente em Reais (R$) sobre o valor movimentado na plataforma pelo indicado. Essa gratificação será paga ao longo de cinco anos ou até quando o usuário , que foi indicado, se mantiver no serviço de permutas multilaterais. 

Sobre a XporY.com

A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma alternativa para profissionais e empresas gerarem mais valor para seus serviços e produtos. A empresa surgiu graças ao incentivo do programa Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e graças a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em âmbito federal.

Com mais de 7 mil associados, a plataforma atingiu um impressionante crescimento de 100% no número de usuários, entre 2017 e 2018, justamente em um momento mais sensível da economia brasileira. A inscrição na XporY é gratuita e aberta a empresas de qualquer porte e profissionais autônomos de qualquer área.

Na XporY.com é possível negociar desde produtos novos e usados de pequeno valor a bens mais caros como imóveis e automóveis; além de serviços diversos, como por exemplo viagens, alimentação, saúde, salão de beleza, consultorias empresariais, serviços de construção, reforma; etc.

Os inscritos na plataforma oferecem seus produtos e serviços, que são  negociados em X$ (moeda virtual). Com o crédito gerado, os participantes podem adquirir tudo que for ofertado no serviço de permutas. “O único custo para o associado é uma comissão de 10% a ser paga sobre o valor de compra, que é paga em reais. A scale up movimenta hoje mais de 3 milhões em X$, e tem a meta de fechar 2019 com crescimento anual superior a 100%, ampliando a movimentação mensal em X$ para mais de 5 milhões.

fonte: Comunicação sem Fronteiras