No acumulado, o Estado gerou 7.417 novos postos de trabalho; somente no setor de Serviços, 3.350 pessoas conseguiram uma vaga
Os pequenos negócios continuam sendo protagonistas da economia e desenvolvem um papel crucial na geração de emprego e renda do Tocantins. Dados do Sebrae e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) foram responsáveis por sete em cada dez novos empregos no Estado.
Entre janeiro e junho de 2024, somente o setor de serviços criou 3.350 novas vagas, liderando a geração de empregos no primeiro semestre. No ranking geral, o total de novas contratações no Estado foi de 7.417 profissionais, indicando uma recuperação da economia e crescimento em diversas áreas.
Agora se afunilarmos para as micro e pequenas empresas, os três setores que mais geraram postos de trabalho nesta categoria estão concentrados nas áreas de Serviços, com 2.518 empregos; Construção Civil, 1.462 e Comércio, com 1.076 novas vagas.
Bruno Vilaverde, analista do Sebrae, explica que os dados enfatizam a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em sua visão, eles oferecem oportunidades de trabalho para uma parte significativa da população, especialmente em comunidades locais onde grandes empresas não estão presentes. “Quando falamos em empreendedorismo, também podemos ressaltar que ele atua em diversas camadas sociais, uma vez que, os pequenos negócios ajudam a reduzir desigualdades econômicas e a aumentar a inclusão social, a exemplo do que está ocorrendo no Tocantins”, comenta. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)