“Pequizeiro de estimação” que fica no meio de rua em Araguaína é preservado por obra de asfalto; população comemora

Por Maju Cotrim | 21/11/2020

Última atualização em 21/11/2020 10:32

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Conhecido como ouro do cerrado, o pequi é um dos mais famosos frutos da região Centro-Norte do Brasil. Em Araguaína, na Rua Raizal, no setor Morada do Sol 3, um pequizeiro dá frutos há mais de 10 anos bem no meio da rua e faz parte da história e da rotina dos moradores do local.

O bairro está passando por serviços de infraestrutura completa para melhoria da qualidade do acesso na região, mas para a comunidade da Rua Raizal, a possibilidade de perder a árvore, companheira de muitos anos, trouxe preocupação e a decisão da Prefeitura foi de preservar a árvore.

“Chegamos a essa conclusão após nos reunirmos com os moradores, técnicos do Município e a empresa responsável pela execução das obras de pavimentação. Percebemos o sentimento de carinho da comunidade com o pequizeiro e depois de avaliações técnicas decidimos deixar a árvore no local onde a natureza a plantou”, explicou o secretário municipal da Infraestrutura, Simão Moura.

Sem prejuízo ao tráfego
De acordo com o estudo realizado pela Secretaria da Infraestrutura, a manutenção da árvore no centro da via não traz prejuízo ao trânsito nem à acessibilidade. “Realizamos a medição da rua e verificamos que não haveria alteração nas dimensões da pista como também da acessibilidade. Como o pé de pequi está centralizado, cada faixa da via se manteve com a mesma largura de projeto possibilitando o tráfego de veículos e pedestres”, disse o secretário.

Para garantir a proteção da árvore e facilitar a travessia de pedestres, uma ilha de concreto será instalada ao redor do pequizeiro, além de sinalização horizontal e vertical no local.

Árvore de estimação
Para a moradora da rua e personal trainner Leya Soares, o pé de pequi é uma atração da região: “Nossa, aqui ele é sucesso por ter crescido bem no meio da rua. Ficamos felizes em ver o cuidado com ele e, principalmente, o incentivo à preservação ambiental”, disse a personal trainner.

Saneamento Integrado das Águas
O Setor Morada do Sol está entre os mais de 30 bairros beneficiados com as obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. Além da pavimentação, as obras contemplam os serviços de micro e macrodrenagem, implantação de parques ecológicos e obras de engenharia que minimizarão a ocorrência de alagamentos em áreas pontuais da cidade.

Fazem parte também do projeto ações de sensibilização e conscientização das comunidades beneficiadas sobre a importância da preservação ambiental. “Seria incoerente retirar essa árvore desse lugar durante a execução de um projeto que prevê a arborização de diversas áreas beneficiadas”, concluiu o secretário da infraestrutura.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br