Ao se preparar para uma entrevista de emprego, é natural que você se preocupe bastante com as respostas que dará ao avaliador. Mas isso não é suficiente: também é preciso pensar nas perguntas que você fará a ele. Especialistas em recrutamento são unânimes na percepção de que um candidato se diferencia não só pelo que afirma, mas também pelo que questiona ao longo de um processo seletivo.

Ao mostrar curiosidade pela empresa e pela vaga você transmite interesse, maturidade e visão a longo prazo. Por isso, o candidato pode e deve fazer perguntas, até para medir seu grau de compatibilidade com a vaga.Isso não dispensa uma boa dose de cautela na hora de formular os seus questionamentos.

Também é importante fazer uma leitura da personalidade do entrevistador. Enquanto alguns são mais abertos e descontraídos, outros preferem ter o controle da situação. Via de regra, vale esperar que o avaliador tome a iniciativa de perguntar se você tem alguma questão, ou aguardar até o fim da entrevista para tirar as suas dúvidas.

Veja algumas das perguntas que podem ser feitas pelos candidatos.

 

Qual será a expectativa do gestor em relação a mim? É importante demonstrar interesse pela figura do seu futuro líder, buscando saber qual é o seu estilo e o que ele espera de sua equipe. A resposta a esses questionamentos será útil para avaliar se você realmente tem interesse em trabalhar para o gestor em questão.

Qual é a composição da equipe com que eu trabalharei?
Pergunte quais são as formações acadêmicas, experiências anteriores, graus de senioridade e métodos de trabalho dos seus futuros colegas ou subordinados. Além de trazer insumos valiosos para se integrar ao time caso você seja admitido, isso demonstrará que você está preocupado em cultivar bons relacionamentos no seu futuro ambiente de trabalho.

É importante pesquisar bastante sobre a empresa antes de ir para a entrevista, e ir munido de perguntas mais avançadas e específicas sobre o negócio. Demonstrar interesse pelo momento atual da empresa, e depois busque saber como a vaga que você pleiteia se relaciona com os objetivos estratégicos do negócio, isso mostra que você tem um interesse de longo prazo naquela organização, que pensa em fazer carreira lá.

Fonte: Revista Exame