O Procon Tocantins apreendeu cerca de 2.800 produtos impróprios para o consumo em Palmas e em mais seis cidades do interior do Estado. A Operação de Olho no Prazo de Validade aconteceu nos dias 23 de janeiro a 14 de fevereiro e teve como alvo supermercados e atacados.

“É uma infração séria que coloca em risco a saúde do consumidor. O principal objetivo da ação é garantir que o tocantinense não seja lesado. Principalmente porque tem aumentado o número de apreensões de produtos que não devem ser consumidos.”, destacou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

Ao todo 2.747 produtos alimentícios, de higiene e limpeza foram retirados das prateleiras de 144 estabelecimentos. Sendo 1.679 apreensões realizadas em Palmas, 455 em Gurupi, 348 em Dianópolis, 112 em Araguaína, 43 em Guaraí, 22 em Colinas e 87 em Tocantinópolis.O órgão de Proteção e Defesa do Consumidor também realizou 34 autos de infração e 12 notificações por ausência de preço nos produtos.

Orientações

Divulgação Procon – TO

O gerente de fiscalização, Magno Silva, explicou que durante a operação os fornecedores foram orientados sobre os danos da comercialização de produtos impróprios, sem origem comprovada, fora do prazo de validade ou que não apresentem as informações claras e/ou não traduzidas.

“Esta ação também chamou atenção para os cuidados que os estabelecimentos devem ter. E reforçamos que o consumidor que fazer suas compras se deparar com produtos com embalagens comprometidas, em situações precárias de armazenamento e/ou validade vencida devem denunciar no Disque 151, por meio do Whats Denúncia no 99216-6840”, ressaltou Silva.

Produtos vencidos apreendidos

Divulgação Procon – TO

Foram apreendidos linguiças, temperos, café, macarrão instantâneo, queijo, maionese, farinha, pão de forma, bolacha, requeijão cremoso, cappuccino, sucos, cervejas, óleo de soja, molho de alho, extrato de tomate, cacau em pó, doce de leite, rapadura, salame defumado, iogurte, feite fermentado, torresmo, creme de leite, farelo de trigo, macarrão, refrigerante, fermento biológico, barra de chocolate, pipoca, coco ralado, amendoim, pizza, peito de frango, energético, hambúrguer, shampoo, amaciante, álcool em gel, detergente automotivo, silicone spray, limpa tudo, removedor de ceras, sabonete, antitranspirante e alvejante perfumado, entre outros.

Fonte: Ascom Procon-TO