O período de estiagem e a temporada de ventania no Tocantins estão apenas começando. Segundo informações do meteorologista e professor José Luís Cabral, estes meses são marcados pela grande recorrência de ventos na região.
Ele explica que isso ocorre porque cria-se um grande sistema atmosférico que favorece as rajadas de vento, que nas primeiras horas do dia, vem chegando a a 40km por hora. A velocidade média do vento varia entre 2 a 2/5 metros por segundo.
Essas condições climáticas exigem mais atenção aos pés. Com a grande incidência de ventos e com a queda da umidade do ar, corriqueiros nessa época do ano, é comum haver o ressecamento da área. “Rica em queratina, a pele dessa região é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo. Por isso, facilmente a sola fica com calosidades e células mortas e os calcanhares ficam rachados”, disse a biomédica esteta Giorgia de Bortoli.
De acordo com a profissional, nessa época do ano a pele exige mais atenção e mais hidratação. “A recomendação é hidratar a pele dos pés com cremes específicos, à base de ureia ou lactato de amônia”, disse ela, ressaltando também que os hidratantes a base de ureia são mais baratos e também podem ser usadas em outras áreas que também são facilmente acomedidas pela desidratação nessa época do ano, como é o caso do cotovelo e dos joelhos.
Quando o ressecamento é extremo, a pele, principalmente do pé, pode rachar, abrir fissuras, Giorgia alerta sobre os procedimentos a serem realizados. “Muita gente acha que a solução mais indicada é lixar a pele do pé, mas isso está errado, pois quando a pele é lixada ela tende a ficar mais áspera e a solução viável é realizar a esfoliação antes da hidratação”, explicou.
O tradicional ato de colocar os pés na salmoura, popular desde os tempos da vovó, também é uma indicação da biomédica. “A água morda ativa a circulação e abre os poros, já o sal é capaz de incentivar o processo de hidratação e retenção de liquido pela pele, isso é ótimo para a região”, finalizou.
RECEITA DE ESFOLIANTE
Ingredientes:
– polpa de um maracujá grande
– um quilo de açúcar
– duas colheres de creme hidratante
– uma colher de óleo de amêndoa
– uma colher de bicarbonato de sódio
– se quiser, pode acrescentar três colheres de aveia e uma essência a gosto.
Preparo:
Bata o maracujá com açúcar até obter uma consistência homogênea. Acrescente os demais ingredientes e bata até misturar tudo. O creme esfoliante pode ser guardado na geladeira.