Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram um método de transmissão de radiofrequência a laser que pode facilitar a criação de uma Internet Wi-Fi de alta velocidade. Segundo o estudo, publicado pela Academia Nacional de Ciências norte-americana, o método se baseia na utilização de lasers para emissão de ondas Tera-hertz capazes de transferir dados em alta frequência, ou seja, a radiofrequência seria transmitida por um laser semicondutor sem fio.
A expectativa é de que a transferência de dados seja até cem vezes maior do que os padrões atuais. A tecnologia ainda está na fase de testes e não há previsão de início para uso cotidiano, mas, segundo os pesquisadores, esse já é um enorme avanço para acabar com os problemas das redes Wi-Fi.
Ainda de acordo com a pesquisa, a transferência de dados pode ser centenas de vezes maior do que as ondas utilizadas atualmente. A razão disso é a frequência de emissão das ondas. Com esses lasers, diversas ondas são emitidas simultaneamente e captadas por uma antena especial, desenvolvida pela Universidade. Essa antena foi capaz de decodificar os lasers e extrair os arquivos internos, que posteriormente, foram passados para um computador.
Atualmente, a tecnologia mais avançada que suporta Internet de alta velocidade é a fibra ótica. Entretanto, a transmissão via Wi-Fi ainda é prejudicada, já que os sinais podem se perder no caminho entre o roteador e um notebook, por exemplo. Além disso, as interferências nas ondas eletromagnéticas são frequentes.
Fonte: TechTudo
_____________________________________________________________________