No Banner to display

Pesquisadores do Ceará criam máscara que reduz em 60% necessidade de internações por Covid em UTI

Por Gazeta do Cerrado | 30/12/2020

Última atualização em 30/12/2020 16:02

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Foto- Kid Junior

Enquanto a vacina para a Covid-19 não chega ao Brasil, pesquisadores vêm realizando experimentos para reduzir os riscos de morte de pessoas infectadas. No Ceará, um capacete foi desenvolvido para ajudar na respiração de pacientes que apresentam quadro de insuficiência respiratória. A notícia se torna ainda melhor quando sabemos que a eficiência desse dispositivo chega a reduzir 60% a necessidade de internação UTI.

capacete elmo desenvolvido no Ceará
Foto: Kid Junior

Testes foram bem sucedidos

Os pacientes escolhidos para testar o capacete Elmo tinham entre 37 e 76 anos e apresentavam comprometimento pulmonar devido a Covid-19.

Uma dessas pacientes foi a aposentada Maria Irismar Moraes, de 76 anos, que teve seu quadro respiratório recuperado em apenas 2 dias de tratamento com o capacete. “O Elmo foi a salvação da minha vida“, comenta Maria.

Como funciona

O capacete possui uma cúpula transparente, com tubos fixados no pescoço do paciente. Dessa forma, o aparelho consegue distribuir o fluxo de gás contínuo para oxigenar o sangue e expandir o pulmão.

Marcelo Alcantara, superintendente da Escola de Saúde Pública (ESP-CE) e idealizador do Elmo, diz que “o uso inicial dele é enquanto o paciente está acordado, alerta e consciente. Na primeira vez, você utiliza duas, três horas, sempre com um profissional de saúde acompanhando o procedimento para dar segurança. Nos intervalos sem o Elmo, ele pode se alimentar ou fazer higiene pessoal. Depois coloca de novo. Pode usar por dois, três, quatro dias até a condição de base ser resolvida“.

capacete elmo desenvolvido no Ceará
Foto: divulgação

O capacete estava em avaliação há 7 meses e agora recebeu a autorização da Anvisa para ser produzido em escala industrial.

A produção e a comercialização do equipamento ficarão a cargo da Esmaltec. Alexandre Brasileiro, analista de processos da Esmaltec, prevê a fabricação de 50 capacetes por dia. O primeiro lote de mil unidades será repassado à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), sendo, por enquanto, único pedido fechado. “Vamos dizer que será de 15 de dezembro a 15 de janeiro com 250 produtos feitos por semana“.

Fonte – Secretaria de Saúde do Ceará

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]