Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Faltam 18 dias para as eleições municipais em todo o país. Em Araguaína, Gurupi e Palmas, os candidatos que disputam os comandos as Prefeituras seguem a todo vapor com sus campanhas, seja pelas ruas das cidades ou nas redes sociais. As pesquisas eleitorais registradas são divulgadas pelos candidatos ou em veículos. Além dos institutos tradicionais e mais conhecidos outros surgiram este ano fazendo pesquisas em várias cidades do Tocantins.

Em levantamento feito pela Gazeta do Cerrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra quantas pesquisas e e empresas fizeram até esta terça-feira, 27, pesquisas eleitorais nos três maiores municípios do Tocantins. Somando os três municípios, são 64 pesquisas ao todo.

Araguaína

Na maior cidade do norte do Tocantins, Araguaína, já foram registradas oito pesquisas de seis empresas.

A Verita e Qualiquanti Gauss já realizaram duas pesquisas, cada.

Conheça as empresas:

INSTITUTO VERITA LTDA – EPP / VERITA

M. VIEIRA DA SILVA BARROS / QUALIQUANTI GAUSS

SETA INSTITUTO DE PESQUISA LTDA / INSTITUTO SETA DE PESQUISA

JORNAL CORREIO DO POVO TOCANTINENSE EIRELI / CORREIO DO POVO TOCANTINENSE

VETOR ASSESSORIA E PESQUISA DE MERCADO E DE OPINIAÃO PUBLICA LTDA / VETOR

PROMOTION EDITORA EVENTOS PROM. E REPRESENTAÇÕEES LTDA / JORNAL STYLO

Gurupi

Na maior cidade do Sul do Estado, Gurupi, foram registradas 18 pesquisas, contabilizadas por 15 empresas, número maior que o de Araguaína.

O Correio do Povo foi a que realizou mais pesquisas no município até momento, três.

Conheça as empresas

INSTITUTO VERUS ASSESSORIA E PESQUISA LTDA – EPP / INSTITUTO VERUS ASSESSORIA & PESQUISA

IDEP BRASIL LTDA – ME / IDEP BRASIL

ARTHUR OLIVEIRA SILVA – ME / DIRECTA PESQUISA

JORNAL CORREIO DO POVO TOCANTINENSE EIRELI / CORREIO DO POVO TOCANTINENSE

SERPES PESQUISAS DE OPINIÃO E MERCADO LTDA – EPP / SERPES

REAL TIME BIG DATA GESTÃO DE DADOS LTDA. / REAL TIME BIG DATA

JORNAL E PORTAL O COLETIVO EIRELI / O COLETIVO

E P P EMPRESA DE PESQUISA E CONSULTORIA LTDA – ME / E P P

INSTITUTO VERITA LTDA – EPP / VERITA

W S EDITORA GIRASSOL LTDA / JORNAL O GIRASSOL

VOZ E PESQUISA TOCANTINS EIRELI / INSTITUTO VOPE

PROMOTION EDITORA EVENTOS PROM. E REPRESENTAÇÕES LTDA / JORNAL STYLO

VETOR ASSESSORIA E PESQUISA DE MERCADO E DE OPINIÃO PUBLICA LTDA / VETOR

FC PESQUISAS DE MERCADO EIRELI / FC PESQUISAS

INSTITUTO ABR DE EDUCAÇÃO, ESPORTES, CULTURA E CIDADANIA / IABR

Palmas

Em Palmas, até esta terça-feira, foram registradas 38 pesquisas eleitorais, feitas por 16 empresas.

A Real Time Big Data Gestão de Dados foi a que fez mais pesquisas até o momento na capital, são seis, por enquanto.

A primeira pesquisa para as eleições deste ano em Palmas foi registrada em 17/03, pelo Instituto Orbis.

Conheça todas as empresas que realizaram pesquisas eleitorais na Capital:

INSTITUTO ABR DE EDUCAÇÃO, ESPORTES, CULTURA E CIDADANIA / IABR

REAL TIME BIG DATA GESTÃO DE DADOS LTDA. / REAL TIME BIG DATA

PROMOTION EDITORA EVENTOS PROM. E REPRESENTAÇÕES LTDA / JORNAL STYLO

LERIGOU CONSULTORIA EM TECNOLOGIA LTDA / GOMES COMUNICAÇÃO

VOZ E PESQUISA TOCANTINS EIRELI / INSTITUTO VOPE

W S EDITORA GIRASSOL LTDA / JORNAL O GIRASSOL

INSTITUTO VERITA LTDA – EPP / VERITA

IBOPE INTELIGENCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA

GOIAS PESQUISAS LTDA / GOIAS PESQUISAS

JORNAL CORREIO DO POVO TOCANTINENSE EIRELI / CORREIO DO POVO TOCANTINENSE

JORNAL E PORTAL O COLETIVO EIRELI / O COLETIVO

VETOR ASSESSORIA E PESQUISA DE MERCADO E DE OPINIÃO PUBLICA LTDA / VETOR

FC PESQUISAS DE MERCADO EIRELI / FC PESQUISAS

ORBIS INSTITUTO DE PESQUISA DE MERCADO LTDA / INSTITUTO ORBIS

SETA INSTITUTO DE PESQUISA LTDA / INSTITUTO SETA DE PESQUISA

MOREIRA & NOLETO LTDA – ME / INSTITUTO SKALA

Pesquisas

Este ano principalmente na capital algumas pesquisas tiveram questionamento chegando a ter a divulgação impedida.

Candidatos que se sentiram prejudicados por pesquisas chegaram a questionar os resultados e metodologias.

Teve instituto ligado a coordenador de campanha de candidato, em outra perguntas que segundo a justiça eleitoral induzia o eleitor a um cenário que não existia.

As pesquisas estão no centro dos debates políticos das eleições este ano.

A pesquisa tem uma grande influência nas eleições e isso já é comprovado, no entanto é preciso controle, fiscalização e análise dos métodos por parte da justiça eleitoral. ”, comentou o cientista político Anderson Vieira à Gazeta.