O ex-deputado federal do Tocantins, Edmundo Galdino da Silva faleceu nesta quinta-feira, 22.

Ele tinha 63 anos, foi deputado federal pelo Tocantins, e vereador na cidade de Araguaína.

Galdino tinha passado por um procedimento cirúrgico, pegou a covid-19 e chegou a ficar internado na UTI. Ele estava se recuperando porém não resistiu.

O senador Eduardo Gomes lamentou a morte e homenageou sua trajetória. O senador externou seu pesar a toda família.

Conheça a trajetória de Galdino:

Edmundo Galdino da Silva nasceu em Araguaína no dia 28 de outubro de 1958, onde atuou como torneiro mecânico e agropecuarista, além de um conhecido político.

Filho de Avani Galdino da Silva e Maria Matos da Silva. Começou na política por meio do movimento estudantil secundarista e prosseguiu em seus tempos universitários como estudante de História na Universidade Federal de Goiás e de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mas não concluiu as graduações.

Em 1982 foi eleito vereador pelo PMDB de Araguaína e em 1985 foi alvejado por pistoleiros durante uma manifestação pelos agricultores sem-terra e ficou numa cadeira de rodas.

Mesmo nessa situação, Galdino foi candidato a deputado estadual por Goiás em 1986, e ficou na primeira suplência, sendo convocado a exercer o mandato graças à nomeação de parlamentares para o secretariado do governador Henrique Santillo.

Com a criação do Tocantins foi eleito e reeleito deputado federal pelo PSDB em 1988 e 1990 e durante sua estadia na Câmara dos Deputados presidiu o diretório estadual e foi membro do diretório nacional do partido, além de relator de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre crimes de pistolagem, votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor em 1992.

Atuou como diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no governo Fernando Henrique Cardoso e voltou a assumir uma cadeira na Câmara Federal após ficar como suplente de deputado federal em 2002.

Edmundo Galdino também foi presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) durante o último mandato do ex-governador Siqueira Campos.

Veja as notas de pesar:

*Nota de pesar*

Com imensa tristeza recebemos na tarde desta quinta-feira, 22 de abril, a notícia do falecimento do amigo, Edmundo Galdino, 63 anos.

Pioneiro em Araguaína e na política tocantinense. Edmundo Galdino foi Vereador em Araguaína, Deputado Estadual, Deputado Federal constituinte e depois reeleito.

Galdino deixa para nós Tocantinenses um legado de luta. Atuou na frente da reorganização do movimento estudantil secundarista em Goiânia, 1979-1981, entre tantos outros movimentos que fortaleceram a criação do Tocantins.

Neste momento de tristeza, regamos ao nosso pai celestial que conforte os familiares e amigos.

*Deputado Estadual*
*Olyntho*

 

________________________________________________________________

Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do ex-deputado federal, Edmundo Galdino.

Aguerrido defensor de Araguaína e do Tocantins, além de deputado federal, ocupou diversos cargos importantes dentro do governo estadual, como o de presidente da ATS.

Aos amigos e familiares desejo força neste momento, e peço a Deus que leve conforto aos seus corações.

Jorge Frederico
Deputado Estadual

______________________________________________________________________

Nota de pesar
Hoje recebemos a triste notícia do falecimento do ex-deputado federal, Edmundo Galdino, 62 anos. Importante representante da política e história do Tocantins, Edmundo Galdino, exerceu mandatos de vereador em Araguaína e deputado federal por Goiás e Tocantins. Neste momento de grande tristeza, solidarizo-me com familiares e amigos, juntos vamos nos unir em oração para que nosso Deus, em sua imensa misericórdia, possa confortar o coração de todos. Descanse em paz guerreiro!
Deputada estadual Vanda Monteiro e família
__________________________________________________________________

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do ex-deputado federal Edmundo Galdino da Silva nesta quinta-feira, 22, aos 62 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Dom Orione em Araguaína há dez dias devido a problemas renais.

Edmundo Galdino foi presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), vereador de Araguaína, deputado estadual pelo então estado de Goiás e após a criação do Estado do Tocantins, duas vezes eleito deputado federal, ficando conhecido pela luta em prol dos direitos dos agricultores.

Edmundo nasceu na cidade de Filadélfia e mudou-se para Araguaína aos 2 anos de idade, deixando um grande legado para a história tanto de Araguaína quanto de todo o Tocantins.

Nossos sentimentos neste momento de dor e que Deus possa confortar e dar forças a todos os familiares e amigos.

Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína

____________________________________________________________

NOTA DE PESAR – Edmundo Galdino
Hoje, com a partida de Edmundo Galdino, perdemos um dos grandes nomes da política e da administração pública de nosso Estado.
Desde muito novo, c Edmundo Galdino carregava consigo a política. Em 1982 foi eleito vereador em Araguaína e, entre 1988 e 1994 atuou como deputado federal pelo recém criado Estado do Tocantins, retornando à Câmara dos Deputados em 2002.
Atuante nas questões agrárias, Galdino foi diretor do Incra no Tocantins e, durante o último governo de Siqueira Campos, assumiu a presidência da Agência Tocantinense de Saneamento.
A todos os familiares e amigos, nossas orações para que possam receber o conforto de Deus neste dia triste.
Adriana Aguiar
Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes
_____________________________________________________________________

Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Edmundo Galdino

Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado Edmundo Galdino, nesta quinta-feira, 22.

Edmundo Galdino construiu uma sólida carreira política, sendo vereador em Araguaína, deputado estadual por Goiás e federal pelo Tocantins, sempre lutando pelo fortalecimento do Estado e melhores condições de vida dos tocantinenses.

Neste momento de tristeza, rogamos ao nosso eterno e bondoso Deus que console os corações enlutados de seus familiares, amigos e de todos os cidadãos araguainenses que, sem dúvida, sentem a partida de Edmundo Galdino. A todos, os meus sentimentos.

Mauro Carlesse

Governador do Estado do Tocantins

________________________________________________________________________

Recebemos com pesar a notícia do falecimento do araguainense Edmundo Galdino, 62 anos, ocorrido nesta quinta, 22.

 Com uma vasta folha de serviços prestados à Araguaína e ao Tocantins, Galdino deixa seu trabalho nas páginas da história do nosso estado, seja como vereador, deputado estadual, deputado federal, presidente da ATS e diretor do INCRA/TO.

Aos familiares e amigos que sofrem por esta grande perda, rogamos a Deus que direcione consolo neste momento.

Deputado Vilmar e família

(Deputado Estadual e Presidente do Solidariedade – TO)

______________________________________________________________________

Nota de pesar: Edmundo Galdino

Edmundo Galdino faleceu nesta quinta-feira, 22, depois de lutar bravamente contra um câncer

“A pandemia tem exigido de cada um de nós, coragem para lidar com as perdas. Mesmo assim, a morte de um ente querido nos causa forte impacto. Foi com um enorme aperto no coração que recebi a notícia do falecimento do amigo Edmundo Galdino, ocorrida nesta quinta-feira, 22, depois de lutar bravamente contra um câncer.

Edmundo Galdino foi amigo de longa data da minha família, e sempre esteve presente nos momentos críticos em que vivi. Era uma daquelas pessoas que não precisavam ser chamadas quando dele precisávamos. Me lembro com ternura das histórias que ele e João Ribeiro contavam quando ainda eram deputado estadual por Goiás. Foram amigos por toda uma vida.

A história de Edmundo Galdino se confunde com a história do Tocantins, pois foi um líder político nato que inspirou uma geração e que nos fará muita falta.  A saudade será eterna, mas espero que a sua caminhada como comandante partidário continue sendo referência para a nossa própria trajetória.

Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, na pessoa do meu compadre Edmondes Galdino, o Xeroso, que Deus conforte o coração de cada um, nessa hora tão difícil. Descanse em paz, meu amigo.”

Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas

___________________________________________________________

Nota de falecimento – Edmundo Galdino

Com pesar, tomei conhecimento, no início da tarde desta quinta-feira, 22 de abril, do falecimento de Emundo Galdino da Silva, 63 anos, após complicações de saúde.

Natural de Araguaína, Edmundo Galdino atuou como torneiro mecânico, agropecuarista, além de ter tido uma destacada carreira política. Eleito vereador em 1982, suplente de deputado estadual alguns anos depois e, com a criação do Tocantins, se elegeu duas vezes deputado federal. Edmundo ainda foi presidente da ATS (Agência Tocantinense de Saneamento).

Araguaína perde hoje uma pessoa que sempre contribuiu com o crescimento do Estado e que defende seus ideais com muita convicção.
Neste momento de muita dor de familiares e amigos, desejo meus mais sinceros votos de força e de conforto a todos.

Tiago Dimas
Deputado federal