Placas solares: o que você precisa saber sobre energia fotovoltaica

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 23/08/2019

Última atualização em 23/08/2019 17:29

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

A energia solar traz muitos benefícios às residências. Além de ser sustentável, também diminui o custo dos moradores e deixa as casas com eletricidade limpa. O funcionamento ocorre sob o conceito de energia fotovoltaica, que é a absorção da irradiação solar convertida diretamente em energia elétrica. Ou seja, quanto mais forte for a radiação solar maior será a quantidade de energia gerada. No entanto, mesmo em dias chuvosos e nublados, a produção continua a funcionar. 

Segundo a arquiteta Suellen Figueiredo, qualquer casa pode aderir, desde que haja espaço para as placas e bastante incidência de luz. “Não existe um tipo de casa ideal, apenas precisa seguir esses pré-requisitos e o sistema funcionará normalmente”, afirma. 

Para a instalação, um reforço é feito no telhado para receber o equipamento, depois é instalada uma infraestrutura de encanamentos para fazer a ligação com o reservatório de água e com a parte elétrica. Geralmente, são acopladas baterias para guardar energia sobressalente. 

Edifícios e casas podem realizar o projeto, de acordo com os regulamentos. Dessa forma, é necessária a aprovação do conceito e da utilização dos materiais pela companhia elétrica, que irá até o local da obra para atestar e, então, autorizar seu funcionamento.

“A energia fotovoltaica é um item que eleva o valor global da obra. Aparentemente, em uma primeira análise, pode parecer mais caro, mas se pegarmos o valor total da instalação do sistema e diluí-lo ao longo dos anos, o resultado mostra que o investimento vale a pena” explica o engenheiro Luiz Fernando Silva Borges, diretor geral da Construtora Santa Rosa.

“A dica é manter as placas sempre limpinhas e livres de folhas ou sujeira. Assim ela acaba recebendo mais luz e isso melhora sua eficiência, gerando mais energia”, afirma Suellen

fonte: Casa e Jardim

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]