Foto: Pedro Fellipe Gomes/Secom Gurupi

Equipes da Atenção Básica e Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS), participaram nesta última quarta-feira, 07, de reunião com a equipe da força-tarefa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), representada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), para tratarem da implementação do ‘TOSaúde’ no município, plataforma online de atendimentos médicos, que conta com Teletriagem, Teleconsulta, Teleinterconsulta e Telemonitoramento.

‘TOSaúde’ é uma plataforma lançada pelo Governo do Tocantins que oferece atendimento personalizado em mais de 30 especialidades, de forma online, 24 horas por dia, 07 dias por semana, e tem como objetivo diminuir a fila de espera por consultas especializadas do Sistema de Regulação do Município (SISREG).

Na reunião, a equipe da superintendência de Políticas de Atenção à Saúde da SES apresentou a plataforma e seu modo de uso. Além disso, irá atuar juntamente com as equipes da SEMUS Gurupi, orientando na divulgação da plataforma e na busca ativa dos pacientes que estão na lista de espera do município aguardando por uma consulta especializada.

“Essa é uma iniciativa do governo do Tocantins em prol do fortalecimento de ações de saúde nos municípios, visando tornar mais célere os atendimentos”, disse a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Veloso, ressaltando a importância da plataforma para a melhoria do atendimento e serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora de Atenção Especializada da SES, Sylmara Guida Correia Glória, explicou que a ação em Gurupi é para intensificar os atendimentos na plataforma. “Estamos realizando uma força-tarefa em Gurupi, para localizar os pacientes e realizar os atendimentos. Muitos mudaram de telefones, outros já realizaram a consulta, então precisamos localizar esses pacientes que estão na fila desde 2016 aguardando uma consulta e só então diminuir essa demanda reprimida”, disse.

Sylmara acrescentou ainda, que “o aumento da demanda reprimida, também se deve a pandemia, momento em que é necessário ter todas as medidas de proteção em saúde, serviços estão sendo impactados, devido à necessidade de concentração de força de trabalho de profissionais que estavam em ambulatório para atuar na linha de frente do combate à covid-19”, pontuou.

“Direta e indiretamente houve impacto no atendimento das consultas especializadas, por isso esse projeto vem justamente para ofertar atendimentos relacionados à covid-19, para aliviar o fluxo de atendimentos na atenção básica, e também para desafogar a fila de pacientes que aguardam atendimentos especializados”, concluiu a diretora.

“A importância do TOSAÚDE está diretamente ligada ao atendimento da demanda reprimida de atendimentos especializados, atendimentos que foram impactados pela pandemia e que agora serão feitos por meio dessa ferramenta, diminuindo custos e acelerando os processos. A prefeitura de Gurupi, por meio da SEMUS é parceira do Governo do Estado e entende a importância de ter no município de Gurupi o funcionamento pleno desse programa”, ressaltou o secretário de Saúde, Relmivam Milhomem.

Para acessar a plataforma e usufruir dos serviços ofertados, os pacientes devem acessar o link abaixo e fazer seu cadastro ou baixar o aplicativo ‘TOSAUDE’, disponível para download na loja de aplicativos do seu smartphone.

https://tosaude.to.gov.br/public-login

Atendimentos ‘TOSAÚDE’

A Teletriagem auxilia na interpretação de sinais e sintomas, por meio da coleta de dados de saúde diretamente com o paciente, para avaliar a conduta clínica dos médicos.

A Teleconsulta permite ao paciente realizar uma consulta on-line, de forma segura, utilizando uma interface web ou de um aplicativo móvel.

A Teleinterconsulta ocorre quando há troca de informações e opiniões entre médicos (também conhecida como segunda opinião), com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico, com intermédio da tecnologia.