(Divulgação/ Ascom PMTO)

(Divulgação/ Ascom PMTO)

Durante a Operação Expediente Operacional, realizada na Rodovia TO-050, entre as cidades de Arraias e Campos Belos, na tarde desta quinta-feira, 28, a Polícia Militar, após vistoriar um veículo, apreendeu uma grande quantidade de explosivos. O condutor é residente de Pirenópolis, Goiás, e foi preso em flagrante pelos policiais militares.

De acordo com a equipe da PM, o veículo, uma camionete S-10, estava sendo conduzida pelo empresário de 37 anos quando foi abordado. Ao vistoriar o interior do veiculo, foi encontrada uma mala de viagem que, além de roupas e outros pertences pessoais, continha 700 espoletas, quantidade informada pelo autor.

Em ato contínuo, vistoriou-se a carroceria da caminhonete, sendo encontrados: 910 unidades de dinamite 1/24 polegadas, 100 quilos de explosivos granulados e 250 metros de estopim.

Todo o material estava acondicionado em sacos para ração animal, que, segundo o autor, seriam levados para um garimpo na cidade de Conceição do Tocantins.

Os policiais deram voz de prisão ao autor por Transporte/Posse Ilegal de Material Explosivo. Posteriormente ele foi conduzido à Delegacia de Arraias e o material apresentado à delegada, que ratificou a prisão.

Fiscalização

Há cerca de 10 dias o Exército realizou uma operação em todo o país para fiscalizar o transporte de explosivos. No Tocantins foram mobilizados 25 agentes e os trabalhos ficaram concentrados na BR-153, que é a rodovia mais movimentada do estado. O objetivo é evitar que os explosivos sejam desviados para fins ilegais, como garimpos irregulares ou quadrilhas de assalto à banco.

(Com informações G1 Tocantins e Ascom da PM)

Atualizada às 08:47