Duas operações contra fraudes bancárias estão sendo realizadas na manhã desta terça-feira, 22,  no Tocantins e em Goiás. Mandados de prisão preventiva, busca e apreensão estão sendo cumpridos por cerca de 40 policiais.

As operações foram chamadas de Spurius II e III. Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa é especializada em realizar fraudes bancárias pela internet nos dois Estados. Ainda não se sabe o total de prejuízo causado pelos criminosos.

O nome da operação faz referência a palavra latina que significa tudo aquilo que é enganoso, perverso ou inautêntico.

Os mandados foram expedidos pela 4º Vara Federal de Palmas. Também foi determinado o bloqueio de bens e valores de pessoas e empresas. No Tocantins, foram expedidos dois mandados de busca em Palmas e três mandados de busca em Paraíso. Já em Goiás, foram expedidos um mandado de busca em Goiânia, também um mandado de busca e uma prisão preventiva em Trindade.

A investigação teve inicio após uma fraude ser identificada na agência da Caixa Econômica Federal de Paraíso do Tocantins. De acordo com a polícia, o grupo atuava fraudando emissão de boletos bancários e realizando fraudes pela internet. O dinheiro era lavado por meio de contas de empresas de fachada.

O grupo vai responder por organização criminosa, furto qualificado, estelionato, falsificação de documento e uso de documento falso, além de lavagem de dinheiro.