Autor de estupro foi identificado após análise de DNA — Foto: Hiago Muniz/Governo do Tocantins
Autor de estupro foi identificado após análise de DNA — Foto: Hiago Muniz/Governo do Tocantins

Uma análise de DNA permitiu identificar o autor de um estupro ocorrido em 2015, em Palmas. De acordo com a Polícia Civil, as investigações foram retomadas após o Banco de Perfis Genéticos apontar coincidência entre o material biológico coletado na época do crime e o perfil de um suspeito. No dia do caso, o homem teria invadido a residência da vítima, anunciado um assalto, cometido o estupro e fugido levando objetos pessoais.

O suspeito, que não teve o nome divulgado, está atualmente preso na Unidade Prisional de Cariri por outros crimes.

O ataque aconteceu em março de 2015. Conforme a polícia, o agressor entrou na casa após arrombar uma janela e imobilizou a vítima antes de cometer o estupro.

A Secretaria de Segurança Pública informou que o vestígio biológico coletado no dia do crime foi inserido no Banco de Perfis Genéticos. Após a prisão do suspeito, o sistema identificou a compatibilidade entre o perfil dele e o material armazenado.

“Trata-se de um caso antigo, em que o autor ainda não havia sido identificado. O banco permitiu que o vestígio armazenado fosse confrontado com milhares de perfis até que a coincidência fosse detectada. A partir daí, realizamos a confirmação laboratorial necessária para assegurar a procedência do resultado”, explicou o chefe do Laboratório de Genética Forense, Marciley Alves Bastos.