
Secretário da Seciju, Heber Fidelis – Foto: Governo do Tocantins
O secretário de Cidadania e Justiça do Tocantins, Heber Fidelis, anunciou na noite dessa segunda-feira, 19, que os presos do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, serão transferidos para um novo prédio nos próximos dias. A unidade registrou um princípio de motim durante a tarde que terminou com oito detentos feridos.
Também houve manifestações em outros três presídios no Tocantins: o Barra da Grota em Araguaína, a Casa de Prisão Provisória de Palmas e a Cadeia Pública de Miranorte. As famílias reivindicaram o retorno das visitas aos presos e melhorias na alimentação.
O secretário contou que a pasta recebeu as reivindicações dos manifestantes, mas que o setor de inteligência investiga se houve outras motivações para o movimento. Ele informou ainda que o plano de retorno das visitas está pronto, mas que não há data prevista para a retomada. Ainda na entrevista, Heber disse que a situação está sob controle e tranquila.
O gestor da Seciju ainda destacou que o presídio de Cariri é o que está em situação mais precária em todo o estado e que a unidade será reformada após a transferência.
Heber Fidelis defendeu as medidas de distanciamento nos presídios, que incluem a suspensão das visitas. Segundo ele, isso possibilitou que o Tocantins fosse um dos poucos estados que não registrou internações ou mortes por coronavírus entre os detentos. A medida está em vigor desde o dia 14 de março.


Saiba mais:
https://gazetadocerrado.com.br/detentos-comecam-greve-de-fome-no-tocantins-e-secretaria-alega-que-acoes-de-assistencia-foram-intensificadas-noticias-do-tocantins/
https://gazetadocerrado.com.br/clima-tenso-secretaria-confirma-motim-e-afirma-que-nao-houve-mortes-em-presidio-no-to-noticias-do-tocantins/