Detentos do semiaberto foram baleados na porta do presídio de Paraíso — Foto: Caio Silva/Paraíso no Grale
Detentos do semiaberto foram baleados na porta do presídio de Paraíso — Foto: Caio Silva/Paraíso no Grale

Um tiroteio registrado na noite desta quarta-feira (17) em frente à Unidade Prisional de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, deixou dois detentos mortos e outros três feridos.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM), os disparos ocorreram quando cinco presos do regime semiaberto se apresentavam para pernoitar na unidade. Criminosos em uma motocicleta se aproximaram e atiraram contra o grupo.

Em imagens registradas por câmeras de segurança é possível ver o momento em que duas pessoas se aproximaram do local em uma moto, e um deles faz disparos contra os detentos, que estavam sentados na porta do presídio.

Momento em que criminosos atiram contra detentos na porta de presídio — Foto: Reprodução/Paraíso no Grale

Um dos detentos morreu ainda na porta do presídio. Os outros quatro foram socorridos e encaminhados ao hospital da cidade, mas um deles não resistiu aos ferimentos e faleceu pouco depois. Os demais permanecem sob cuidados médicos e não correm risco de morte, conforme a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).

Equipes do 8º Batalhão, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), incluindo BOPE, BPCHOQUE e BPMRED, realizam buscas para localizar os autores do ataque. A Polícia Científica também esteve no local para realizar perícia.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as vítimas ainda não foram identificadas oficialmente e que a 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil e a 6ª Divisão Especializada na Repressão ao Crime Organizado (6ª DEIC) atuam nas investigações.

A Seciju destacou que nenhum policial penal foi atingido e que equipes do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) e da Inteligência Prisional foram deslocadas para reforçar a segurança. Até o momento, a motivação do ataque não foi esclarecida.

Fonte: g1 Tocantins