Polícia Civil divulga cartaz de procurado do suspeito de matar vigia em shopping — Foto: Divulgação/PCTO
Polícia Civil divulga cartaz de procurado do suspeito de matar vigia em shopping — Foto: Divulgação/PCTO

O homem suspeito de matar o vigia Dhemis Augusto Santos, de 35 anos, em um shopping de Palmas, continua foragido dois meses após o crime. Waldecir José de Lima Júnior, de 40 anos, teve a prisão decretada pela Justiça, chegou a constituir advogado, mas fugiu antes de ser localizado pela polícia.

Em nota encaminhada ao g1, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informou que equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas seguem realizando diligências para localizar o suspeito. Segundo a pasta, detalhes das buscas não são divulgados para não comprometer o andamento das investigações.

O crime aconteceu no dia 29 de novembro, enquanto Dhemis trabalhava como vigia no shopping da capital. Conforme a polícia, ele se envolveu em uma discussão com Waldecir por causa de uma vaga de estacionamento e acabou sendo baleado. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital Geral de Palmas (HGP). Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança do local.

Mudança em busca de trabalho

Natural de Sergipe, Dhemis havia se mudado para Palmas em busca de novas oportunidades. De acordo com Edmilson dos Santos, supervisor da empresa terceirizada responsável pela segurança do shopping, o vigia trabalhava no local havia cerca de um ano.

Em entrevista à TV Anhanguera, Edmilson relatou que Dhemis tinha planos pessoais e familiares. “Ele estava preparado para ser feliz”, afirmou.

O irmão da vítima, Dhemysson dos Santos, contou que Dhemis era seu único irmão e que os pais já haviam falecido. Segundo ele, o vigia mantinha um relacionamento havia cerca de seis meses, sonhava em comprar uma casa e pretendia voltar a morar na Bahia.

Entenda o crime

Segundo a Polícia Militar, na noite do crime Dhemis pediu para que Waldecir retirasse o veículo de uma área proibida do estacionamento. O suspeito dirigia uma Range Rover Evoque 2015, avaliada em aproximadamente R$ 130 mil.

Imagens de segurança mostram os dois discutindo próximos a outras pessoas. Em determinado momento, Waldecir sacou uma arma e efetuou um disparo contra o vigia. Após o tiro, o suspeito deixou o local.

Dhemis foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Fuga

Após o crime, Waldecir fugiu. Durante as buscas, equipes da Polícia Militar e da DHPP localizaram o endereço do suspeito e encontraram o veículo utilizado na fuga estacionado na garagem da residência. No entanto, ele não foi encontrado e segue foragido.

Nota da Secretaria de Segurança Pública

Em nova nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas) segue empenhada na investigação do assassinato de Dhemis Augusto Santos e que as buscas pelo foragido continuam ativas. Segundo o órgão, detalhes das diligências não são divulgados para não comprometer o andamento do inquérito.

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) informa que a 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas) segue empenhada na investigação do assassinato do vigia Dhemis Augusto Santos. As buscas pelo foragido Waldecir José de Lima Júnior, principal suspeito do crime, seguem ativas. Para não comprometer o resultado das investigações, não é possível detalhar as diligências em andamento. Mais detalhes serão repassados em momento oportuno.