Cibercrime e organização criminosa: Operação Checkout mobiliza forças do Tocantins e Ceará contra fraude em locadora

Na manhã desta quarta-feira, 10, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão Especializada na Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/TO), prestou apoio à Polícia Civil do Ceará durante a Operação Checkout, deflagrada para investigar a invasão de dispositivos informáticos de uma empresa locadora de veículos. Após a invasão do sistema, veículos foram locados de forma fraudulenta e posteriormente subtraídos..

As investigações apontaram que os suspeitos utilizavam credenciais corporativas obtidas de forma fraudulenta para acessar a plataforma de reservas da empresa, realizando locações irregulares que possibilitaram a subtração de dezenas de veículos. Os automóveis eram revendidos por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens e até na Dark Web, sendo posteriormente destinados a práticas criminosas, como desmanche ou envio para outros estados.

Em Palmas, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, com a participação das equipes da DRCC, Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Palmas) e Divisão Especializada de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DRCOT).

A delegada Luciana Midlej, titular da DRCC/TO, destacou que “a atuação da Polícia Civil do Tocantins foi fundamental para a execução das medidas judiciais no estado, reforçando a integração interestadual e contribuindo para a identificação e responsabilização dos envolvidos em crimes cibernéticos complexos”.