Polícia

Curta com segurança! Operação vai chamar atenção de motoristas da capital em dias de folia

Curta com segurança! Operação vai chamar atenção de motoristas da capital em dias de folia

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e parceiros, irá promover, no período de 21 a 25 de fevereiro, uma nova versão do Projeto Balada Segura sob o título de ‘Operação Folia Segura: Pra cair na folia com segurança’. Uma iniciativa para conscientizar a população e reduzir os números de acidentes e mortes no trânsito, uma vez que durante as festividades de Carnaval os números de acidentes nas vias aumentam. A operação será realizada na Praia da Graciosa, nas proximidades do circuito do Carnaval do Amor, às 21 horas.

A Operação Folia Segura, que será coordenada pela Gerência de Fiscalização de Trânsito e Transportes e pela equipe de Educação para o Trânsito da Sesmu, trará uma programação extensa de ações de conscientização e fiscalização comblitzeeducativas e repressivas para combater a combinação perigosa de álcool e direção por parte dos condutores.

Asblitzeirão acontecer em locais estratégicos com grande concentração de pessoas, como bares, casas de show e eventos, onde haverá maior quantitativo de registros de consumo de álcool. Além da Sesmu, fazem parte da Operação Folia Segura o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), Farmácias Biovida, Associação de Proteção Veicular (Aprovec), Guarda Metropolitana de Palmas, e Polícia Militar.

Para a gerente de Educação para o Trânsito da Sesmu, Kerllen Parrião, as ações terão foco maior para a mistura do álcool e direção, uma vez que essa prática coloca em risco não apenas a vida do motorista embriagado, mas a vida de pessoas inocentes. “Acreditamos que a melhor forma de garantir a segurança nas vias é a conscientização e a fiscalização. E por isso nós estaremos durante esses dias com nossos parceiros realizando uma campanha reforçada aqui na praia da Graciosa para que as pessoas possam curtir a folia sem problemas. Vamos trabalhar diariamente no combate à violência no trânsito durante as festividades do Carnaval”, considerou.

Mais rigor

Desde abril de 2018, a pena ficou mais rigorosa para quem faz uso de álcool ou outras drogas, assume o volante, provoca acidentes fatais ou lesões graves ou gravíssimas no trânsito. A Lei n° 13.546/2017 aumentou a pena mínima e máxima a esses condutores que insistem em dirigir alcoolizados.

Anteriormente, a pena para o motorista que cometesse homicídio culposo (quando não há intenção de matar) no trânsito estando sob o efeito de álcool podia variar entre dois a cinco anos. Após a entrada em vigor da nova Lei, a pena aumentou para cinco a oito anos de prisão. E, além do aumento da pena, o motorista fica proibido de reaver seu direito dirigir novamente. No caso de lesão corporal, a pena, que antes podia ir de seis meses a dois anos, agora é ampliada para dois a cinco anos, também podendo ocasionar a suspensão ou perda do direito de dirigir.

Fonte: Secom Palmas