
Um detento da Unidade Penal de Cariri, no sul do Tocantins, fugiu na noite de domingo (26) enquanto era levado para atendimento médico. O preso, identificado como Victor Cardoso Lustosa de Paula, responde por homicídio, receptação, furto e estelionato.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou nesta segunda-feira (27) um cartaz com o nome e a foto de Victor Cardoso Lustosa de Paula, que havia fugido da Unidade Penal de Cariri. Na noite desta segunda, em nota, a SSP informou que o detento se apresentou espontaneamente na Central de Flagrantes de Gurupi, acompanhado de um advogado.
Após realizar exames no Instituto de Medicina Legal (IML), Victor foi reconduzido à Unidade Penal de Cariri, onde continuará cumprindo pena.
Segundo o boletim de ocorrência, Victor apresentava mal-estar e, por volta das 19h40, foi encaminhado ao Hospital Municipal de Cariri. Durante o trajeto, em um trecho sem asfalto, ele teria forçado a grade da viatura, conseguido abrir a gaiola e pulado do veículo, fugindo por uma área de mata. Os agentes só perceberam a fuga ao chegarem ao hospital e voltaram à estrada, mas não conseguiram localizá-lo.
A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que equipes da Polícia Penal, da Inteligência e da Polícia Militar iniciaram buscas logo após o ocorrido. A SSP destacou que o detento estava de uniforme alaranjado e algemado no momento da fuga.
Um inquérito foi instaurado pela 85ª Delegacia de Polícia de Cariri do Tocantins para investigar as circunstâncias da fuga. A SSP informou que novas informações serão divulgadas assim que disponíveis.
Nota da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins
A Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP/TO) informa que o preso foragido da Unidade Penal de Cariri, Victor Cardoso Lustosa de Paula, se apresentou na Central de Flagrantes de Gurupi na noite desta segunda-feira, 27. O detento se apresentou na presença de um advogado no começo da noite. Victor Cardoso Lustosa de Paula tinha fugido na noite do último domingo, 27, durante uma transferência entre a Unidade Penal e o Hospital Municipal de Cariri do Tocantins. Desde a fuga, equipes da Polícia Penal, Polícia Civil e da Polícia Militar realizavam buscas na região.
Após a apresentação, o detento passou por exames de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e foi encaminhado de volta ao presídio, onde vai continuar cumprindo pena. Um inquérito está instaurado na 85ª Delegacia de Polícia de Cariri do Tocantins para apurar as circunstâncias da fuga. Mais informações serão repassadas em momento oportuno.