
Raimundo Filho Pereira da Luz foi condenado a 50 anos, 4 meses e 15 dias de reclusão pelo assassinato do atual namorado de sua ex-mulher, André Nascimento Lima, e pela tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A sentença também estipulou indenizações mínimas de R$ 5 mil à família da vítima e à ex-companheira, sem impedir que valores maiores sejam solicitados na Justiça cível.
A sentença também levou em conta fatores agravantes, como o motivo torpe, o risco criado para outras pessoas, a dificuldade imposta às vítimas de se defenderem e o fato de que o ataque aconteceu na frente de cinco filhos menores, com um deles ferido.
A defesa de Raimundo Filho é conduzida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE), que não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.
Crime premeditado
O crime ocorreu em 26 de março de 2024, em Araguaína, região norte do Tocantins. De acordo com a sentença, a mulher comemorava seu aniversário quando passou a ser perseguida por Raimundo Filho, mesmo com uma medida protetiva de urgência em vigor.
Após um desentendimento e a intervenção da Polícia Militar por descumprimento da medida, Raimundo deixou o local, mas retornou minutos depois, esperou os amigos da vítima saírem, invadiu a residência e efetuou disparos contra André Nascimento Lima, que morreu no local.
Tentativa de ataque à ex-companheira e filhos
O condenado ainda tentou invadir o quarto onde a ex-mulher e os filhos estavam escondidos. Ele disparou um tiro por uma fresta, atingindo um dos filhos com dois tiros, um no rosto e outro no braço.
O júri, presidido pelo juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, acolheu os argumentos do Ministério Público e rejeitou a versão da defesa. Ao definir a pena, o magistrado destacou que o crime foi premeditado, a gravidade dos fatos e os impactos causados, considerando ainda que os filhos de André ficaram órfãos.