Macacos-prego foram resgatados em situação de maus-tratos — Foto: Divulgação/PRF
Macacos-prego foram resgatados em situação de maus-tratos — Foto: Divulgação/PRF

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou no resgate de mais de 100 animais silvestres que estavam sendo transportados ilegalmente na BR-153, em Gurupi, sul do Tocantins. A ação ocorreu na tarde desta terça-feira (9), após o motorista de um carro desobedecer a ordem de parada no km 694 da rodovia.

O condutor, de 29 anos, tentou fugir, mas acabou interceptado após um dos pneus do veículo furar durante a perseguição. No interior do carro, os agentes encontraram diversas gaiolas, caixas de papelão e caixotes de plástico com animais amontoados em condições precárias.

Entre as espécies resgatadas estavam um filhote de ema, dois papagaios, três jabutis, três saguis-mãos-de-ouro, três curicas, cinco araras-azuis, nove macacos-prego, 12 assanhaços, 16 pássaros pretos e 54 jandaias-verdadeiras. Alguns apresentavam sinais de estresse, desidratação e maus-tratos, e alguns já estavam mortos.

O motorista foi preso em flagrante por crime ambiental e tráfico de animais silvestres. Após ser autuado pela Polícia Civil na 12ª Central de Atendimento em Gurupi, ele foi encaminhado à Unidade Penal Regional, onde permanece à disposição da Justiça.

Os animais foram entregues ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável pelos cuidados e reabilitação.