Suspeito flagrado por câmeras de segurança no momento de um dos furtos - Foto: Divulgação/Suspeito flagrado por câmeras de segurança no momento de um dos furtos - Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins
Suspeito flagrado por câmeras de segurança no momento de um dos furtos - Foto: Divulgação/Suspeito flagrado por câmeras de segurança no momento de um dos furtos - Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins

Um homem de 27 anos foi preso na manhã desta sexta-feira, 20, por suspeita de praticar diversos furtos qualificados em residências em Araguatins. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Tocantins, por meio de ação conjunta entre equipes da 11ª Delegacia de Polícia (DP) de Araguatins e da 10ª DP.

Os crimes ocorreram durante o primeiro semestre de 2025. A captura ocorreu em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, após representação da autoridade policial. Conhecido no meio policial, o indivíduo possui várias passagens por crimes contra o patrimônio.

Delegado titular da 11ª DP de Araguatins, Gilmar Silva de Oliveira, destaca que o investigado havia deixado recentemente a Cadeia Pública da cidade, onde cumpria pena por delitos da mesma natureza. Mesmo após a liberdade, voltou a cometer novos crimes, o que motivou a abertura de novos inquéritos policiais.

“O crime cometido não se resume à subtração de bens. Houve arrombamento de residências, o que representa uma grave violação à segurança domiciliar das vítimas”, destacou o delegado.

Ainda conforme o delegado, a prisão preventiva se mostrou necessária para preservar a ordem pública e evitar a prática de novos delitos. “Diante dos antecedentes e do modus operandi do suspeito, a medida é uma resposta adequada do Estado para garantir a segurança da população”, afirmou.

Outro ponto considerado foi a segurança física do próprio investigado. “Diante da reiteração criminosa, havia risco de possíveis represálias por parte de vítimas ou da comunidade”, completou o delegado Gilmar Oliveira.

Após os procedimentos legais, o homem foi novamente encaminhado à Cadeia Pública de Araguatins, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

Com mais essa prisão, a Polícia Civil do Tocantins reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade e a proteção da população.

DICOM SSP-TO / Governo do Tocantins

Fonte: Dicom Secretaria de Segurança Pública do Tocantins