Foto: Ascom BPMRED/Divulgação
Foto: Ascom BPMRED/Divulgação

Um idoso de 65 anos foi detido nesta terça-feira, 8, enquanto transportava esmeraldas e piritas, mineral popularmente conhecido como “ouro de tolo” , na TO-080, em Paraíso do Tocantins. O caso ocorreu durante uma blitz da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, conduzida pela Polícia Militar.

No veículo, os militares encontraram 105 quilates de esmeralda e 163 gramas de pirita. O motorista afirmou trabalhar com garimpo na região, mas não apresentou documentação que comprovasse a origem das pedras. A PM estimou um prejuízo de cerca de R$ 25 mil à atividade ilegal.

O homem foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Paraíso do Tocantins, mas o delegado de plantão decidiu não homologar a prisão em flagrante. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que as amostras apreendidas “não possuem valor comercial”, sendo apenas indicadores geológicos ou materiais em fase de cristalização portanto, sem potencial de exploração econômica.

Após a análise, o idoso foi liberado, e o caso encaminhado à Polícia Federal, responsável por investigar eventuais crimes ambientais ou contra bens da União.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins