
Uma adolescente de 17 anos e um jovem de 18 foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros após caírem em um poço de aproximadamente seis metros de profundidade, na madrugada de quinta-feira (1º), em Gurupi, no sul do Tocantins. Os dois são amigos e estavam em uma casa próxima pouco antes do acidente.
Segundo uma amiga do grupo, que preferiu não se identificar, a adolescente procurava um local mais afastado para urinar quando se dirigiu a uma casa onde há um poço. O ambiente estava escuro e o buraco era parcialmente coberto por tábuas e tapumes, o que dificultou a visualização. A jovem acabou caindo dentro do poço, que continha grande volume de água.
Ao perceber a queda, a adolescente começou a gritar por socorro. Outros amigos tentaram ajudá-la, mas não conseguiram retirá-la do local. Diante da fraqueza apresentada pela jovem, que já demonstrava sinais de hipotermia, um dos amigos decidiu pular no poço para tentar salvá-la.
Como houve dificuldade para retirar os dois, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado. Até a chegada das equipes, as vítimas conseguiram se segurar em um fio elétrico da bomba de água desativada. A operação de resgate durou cerca de uma hora e contou com o uso de uma escada para que ambos conseguissem sair do poço.
A adolescente precisou ser envolvida em uma manta térmica devido aos sintomas mais graves de hipotermia. De acordo com o bombeiro Luiz Paulo Carrijo, ela caiu primeiro e estava em condição mais delicada, enquanto o rapaz entrou no poço para ajudá-la a sobreviver no ambiente aquático.
A casa onde ocorreu o acidente fica próxima ao córrego Pouso do Meio, o que pode explicar o lençol freático mais superficial e a grande quantidade de água no poço no momento da queda.
Após o resgate, os dois foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gurupi. Nenhum deles sofreu ferimentos ou fraturas. A adolescente permaneceu em observação por algumas horas devido à hipotermia, mas já recebeu alta médica.
Fonte: g1 Tocantins