Policiais militares apreendem 10 tartarugas vivas e devolvem à natureza durante operação em Pium — Foto: Polícia Militar/Governo do Tocantins
Policiais militares apreendem 10 tartarugas vivas e devolvem à natureza durante operação em Pium — Foto: Polícia Militar/Governo do Tocantins

Durante ação da Operação Javaés 1, policiais militares apreenderam 10 tartarugas vivas, 720 quilos de pescado, armas de fogo, munições, redes ilegais e equipamentos de pesca no interior do Parque Nacional do Araguaia, em Pium, na região centro-oeste do Tocantins. A ofensiva foi realizada nesta quinta-feira, 31, e resultou em sete pessoas identificadas por envolvimento em crimes ambientais.

Os suspeitos, todos oriundos de Barreira de Campos, no Pará, foram localizados após abordagens feitas com embarcações e o apoio aéreo do helicóptero Graer 03, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Durante a operação, os militares apreenderam grandes quantidades de peixe das espécies tucunaré, surubim, pacu e corvina, totalizando 720 kg. Além disso, foram resgatadas 10 tartarugas ainda vivas, que foram devolvidas ao habitat natural pelas equipes. Também foram encontradas uma arma de fogo, munições, uma ave silvestre abatida, mil metros de rede de emalhar, três embarcações, três motores e materiais usados na pesca predatória.

A Secretaria de Segurança Pública informou que um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra uma das pessoas por captura de quelônios – o grupo de répteis que inclui tartarugas. Após os trâmites legais, ela foi liberada.

Já os outros seis suspeitos foram presos e encaminhados à Unidade Prisional de Paraíso do Tocantins. Um deles foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, além de caça e pesca predatória. Os demais foram enquadrados por prática de pesca predatória.

A operação reforça o combate aos crimes ambientais no entorno do Parque Nacional do Araguaia, uma área de rica biodiversidade e de grande relevância ecológica para o Tocantins e a região amazônica.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins