
Uma investigação conduzida pela Polícia Federal no Tocantins, com origem em Palmas, resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de afastamento de função pública nesta quarta-feira (4), no município de Salvador, na Bahia. A ação apura a utilização da estrutura logística dos Correios para a remessa de drogas entre estados.
O inquérito teve início após a apreensão, em Palmas, de uma encomenda postal que continha substância entorpecente. A partir do material apreendido na capital tocantinense, a Polícia Federal identificou indícios de que o remetente teria realizado outras postagens semelhantes, em dias distintos, utilizando o serviço postal para o envio de drogas de forma reiterada.
As medidas cumpridas foram autorizadas pela Justiça Estadual da Comarca de Palmas, responsável por acompanhar a investigação. Segundo a Polícia Federal, os elementos apurados apontam para a prática de tráfico interestadual de entorpecentes, com uso do sistema dos Correios como meio de transporte da droga.
Os investigados poderão responder, conforme o grau de envolvimento, pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e outros delitos que venham a ser identificados ao longo das apurações. As penas, somadas, podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
De acordo com a Polícia Federal, a operação tem como objetivo aprofundar as investigações, reunir provas, interromper a atuação criminosa identificada e garantir a completa elucidação dos fatos, com a responsabilização dos envolvidos, nos termos da legislação vigente.