Balsa clandestina usada em garimpo foi destruída pela polícia — Foto: PM/Divulgação
Balsa clandestina usada em garimpo foi destruída pela polícia — Foto: PM/Divulgação

Três homens foram presos suspeitos de envolvimento com garimpo ilegal de ouro no Rio Manoel Alves, em Almas, na região Sudeste do Tocantins. O flagrante ocorreu nesta quarta-feira (8), durante ações da Operação Protetor dos Biomas.

Segundo a Polícia Militar, equipes do Comando de Policiamento Especializado (CPE) localizaram uma draga no rio, utilizada pelos suspeitos para extração do ouro. Durante a atividade, os homens utilizavam mercúrio, substância química proibida e altamente poluente.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. Diante das irregularidades, eles foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Dianópolis, onde foram autuados por exercer atividades potencialmente poluidoras com o uso de substância proibida.

Como o local da draga era de difícil acesso, não foi possível remover o equipamento. Por esse motivo, a embarcação utilizada na extração foi inutilizada pelas equipes da PM.

Momento em que as equipes localizam os alvos e a draga no Rio Manoel Alves — Foto: Divulgação/Polícia Militar

O Comandante-Geral, Cel PM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, ressaltou que “mais essa ação positiva reforça o compromisso da PMTO com a proteção de uma das maiores riquezas do Tocantins: o meio ambiente. A instituição mantém pulso firme e tolerância zero a qualquer tipo de crime ambiental ou organizado em território tocantinense.”

Participaram da operação o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e o Grupamento Aéreo (GRAER).

A Operação Protetor dos Biomas integra o Projeto Amazônia Mais Segura, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo fortalecer a proteção ambiental nos estados que compõem a Amazônia Legal.