
A Polícia Civil do Tocantins deflagrou, nesta segunda-feira (9), a 6ª fase da Operação Gotham City, conduzida pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas. A ação tem como objetivo cumprir mandados de prisão contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho investigados por homicídios ocorridos na capital durante o primeiro semestre de 2023.
Nesta etapa, quatro mandados de prisão são cumpridos contra suspeitos apontados como executores e também lideranças da organização criminosa. Entre os alvos estão integrantes da cúpula da facção no Tocantins, conhecidos pelos apelidos “Luxúria” (ou LX) e “Galo Cego”. Este último foi preso no início de fevereiro deste ano no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.
Duplo homicídio no Aureny II
A sexta fase da operação apresenta a conclusão das investigações sobre o duplo homicídio de Pedro Duarte e Silva e Kauã Vinícius Lobo Rodrigues, ocorrido em 4 de maio de 2023, no setor Aureny II, região sul de Palmas.
Segundo a Polícia Civil, por volta das 18h, os dois jovens trafegavam pela Rua Castelo Branco quando foram surpreendidos por uma emboscada. Dois suspeitos, que estavam em uma motocicleta vermelha, efetuaram diversos disparos contra as vítimas. Um dos atiradores é alvo de mandado de prisão nesta fase da operação.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que estudantes que estavam nas proximidades correm após ouvirem os tiros. As gravações também mostram a fuga dos autores logo após o crime.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Eduardo Menezes, o ataque teria sido ordenado por integrantes da cúpula do Comando Vermelho, formada por Luxúria (LX), Beira Lago, Dad Charada e Galo Cego.
As investigações indicam que o verdadeiro alvo da emboscada era Kauã Vinícius, que os suspeitos acreditavam ter ligação com uma facção rival. Pedro Duarte acabou sendo baleado e morto por estar no local no momento do ataque.
Disputa entre facções
A Polícia Civil aponta que o crime está relacionado à disputa territorial entre as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). O confronto entre os grupos criminosos resultou em mais de 100 homicídios registrados em Palmas apenas no primeiro semestre de 2023.
Investigação e mensagens interceptadas
Após o período mais intenso do conflito, equipes da DHPP continuaram analisando milhares de dados e materiais coletados durante as investigações.
Entre os elementos reunidos estão conversas em grupos de WhatsApp utilizados por integrantes da facção para planejar ataques e coordenar a atuação dos executores.
Segundo a polícia, nesses grupos as lideranças recrutavam membros para participar das execuções e organizavam a logística dos crimes. As apurações também indicam que integrantes da facção comemoraram o assassinato de Kauã em mensagens trocadas após o ataque.
Em uma das conversas analisadas, Luxúria e Galo Cego discutem a motocicleta vermelha utilizada na emboscada. Em determinado momento, Galo Cego sugere que o veículo deixe de ser utilizado temporariamente porque já estaria “pixado”, expressão usada pelo grupo para indicar que o veículo estaria sob suspeita das forças de segurança.
Áudios da cúpula
Nesta fase da operação, a Polícia Civil também divulgou áudios de reuniões entre integrantes da cúpula do Comando Vermelho. Nas conversas, os investigados discutem estratégias relacionadas à disputa com o PCC.
Entre os assuntos abordados nos diálogos estão a aquisição de fuzis, compra de drogas na fronteira com Paraguai e Bolívia, articulações com integrantes da facção no Morro da Rocinha, no Rio de Janeiro, além de execuções ligadas a dívidas do tráfico de drogas.
Cumprimento dos mandados
Os mandados desta fase da operação foram cumpridos contra lideranças que já se encontram presas no sistema penitenciário do Tocantins e do Rio de Janeiro, incluindo o investigado capturado recentemente no Morro do Vidigal.
Além disso, policiais civis prenderam no setor Jardim Aureny III um dos suspeitos apontados como executor do duplo homicídio. Ele é identificado como um dos ocupantes da motocicleta utilizada no ataque.