Viatura Polícia Civil do Tocantins — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins
Viatura Polícia Civil do Tocantins — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins

A Polícia Civil do Estado do Tocantins, por meio da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC – Palmas), deflagrou nesta sexta-feira, 13, na capital, a Operação Custos, voltada ao combate ao abuso sexual infantojuvenil e crimes relacionados praticados no ambiente virtual.

Coordenada pelo delegado Lucas Brito Santana, a ação teve início a partir do intercâmbio de informações com a Polícia Federal, por meio da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCIBER), que apontou que um adolescente residente em Palmas estaria em posse de grande quantidade de fotos e vídeos contendo material ilegal envolvendo crianças e adolescentes.

Com o avanço das apurações, foram identificados endereços ligados ao investigado onde os conteúdos estariam armazenados. Após representação policial e autorização judicial, dois mandados de busca domiciliar foram cumpridos na manhã desta sexta-feira.

Durante as diligências, as equipes realizaram varredura detalhada nos imóveis e apreenderam o celular de uso pessoal do adolescente, que passará por perícia. Diante dos indícios de ato infracional, ele compareceu, acompanhado da mãe, à Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA – Palmas), onde prestou depoimento. O caso foi enquadrado como ato infracional análogo ao crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, referente ao armazenamento de material pornográfico envolvendo menores.

Após assumir compromisso de comparecer ao Ministério Público com sua representante legal, o adolescente foi liberado, conforme determina a legislação.

O nome “Custos”, de origem latina, significa “guardião” e faz alusão ao papel da Polícia Civil na proteção da sociedade e na vigilância do ambiente digital para impedir o uso da internet na prática de crimes.

A operação foi coordenada pela DRCC – Palmas, com apoio do Núcleo Especializado de Computação Forense e da DECA da capital.