Sete empresas do Tocantins registram tentativas de golpe com arquivos “.zip” nas últimas 24 horas, diz SSP

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP) informou que, nas últimas 24 horas, sete ocorrências de tentativas de golpes digitais foram registradas no estado. Os casos estão sendo investigados pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

De acordo com a SSP, os crimes seguem o mesmo padrão: funcionários de empresas recebem, por WhatsApp, arquivos suspeitos no formato “.zip”, enviados por supostos fornecedores ou clientes. No momento em que o arquivo é aberto no computador, as contas de WhatsApp corporativas são invadidas e passam a reenviar automaticamente o mesmo arquivo malicioso para os contatos salvos.

A plataforma WhatsApp, ao identificar a atividade anormal, suspendeu preventivamente as contas comprometidas, o que ajudou a interromper a disseminação do golpe. Segundo a SSP, não há registros de prejuízos financeiros até o momento.

A Polícia Civil reforça o alerta aos usuários e empresas para que não abram arquivos recebidos em formatos incomuns e sempre confirmem a veracidade do envio por meio de ligação ou videochamada com o contato que fez o compartilhamento.

As investigações seguem em andamento para identificar a origem dos disparos e os responsáveis pela disseminação dos vírus, segundo informou a SSP. Novas informações serão divulgadas assim que houver avanços no caso.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins