Caso aconteceu em Conceição do Tocantins – Foto – Polícia Militar do Tocantins/Divulgação
Durante patrulhamento esta semana, uma guarnição de radiopatrulha da Polícia Militar salvou uma criança que estava engasgada, na cidade de Conceição do Tocantins. Os policiais militares foram abordados por uma mulher de 66 anos, informando que em sua residência havia uma criança engasgada e sem respirar.
De imediato, os militares se deslocaram ao endereço e constataram que a criança, de um ano e dez meses, estava desfalecida nos braços de sua mãe. Um policial pegou a vítima em seus braços e começou realizar a manobra de Heimlich, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde – OMS, fazendo com que a criança expelisse uma secreção transparente e logo depois começou a chorar.
Enquanto os policiais conversavam com a mãe da criança, ela começou a vomitar e ficou engasgada novamente. Neste momento, compareceu ao local um militar de folga que auxiliou no procedimento pré-hospitalar, e conseguiu desobstruir as vias aéreas da criança.
A criança e sua mãe foram conduzidas ao Hospital Municipal de Conceição do Tocantins, sendo recebidas pelo Técnico de Enfermagem de plantão, ele alegou que a criança deu entrada na unidade de saúde aparentemente bem, e afirmou que as manobras de Heimlich realizadas pelos policiais militares foram fundamentais para o socorro da vítima.
Fonte- Ascom PM-TO