A eleição estadual é só em 2018 mas os preparativos e decisões sobre o futuro político de alguns mandatários já estão em andamento. Dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa pelo menos cinco são citados como provavéis candidatos á Câmara Federal onde há apenas oito vagas.
Dentre os nomes cotados estão Eli Borges, Luana Ribeiro, Eduardo do Dertins, Osíres Damaso, Paulo Mourão e Vilmar Oliveira. Além destas seis vagas que podem ser abertas no parlamento estadual há ainda a do atual presidente, Mauro Carlesse que é cotado para disputar algumas das vagas na chapa majoritária.
Os deputados ainda articulam e definem os rumos políticos afinal uma corrida á Câmara Federal exige bem mais estrutura, bases e apoios de prefeitos e lideranças municipais.
Maioria dos parlamentares ainda não confirmam as pretensões por uma questão estratégica mas outros como Damaso, por exemplo, já revelaram abertamente a aliados a pretensão.
Dertins nega
A cogitação nos bastidores é feita por aliados mas alguns parlamentares negam como por exemplo, Dertins. A assessoria do parlamentar informou que ele não deve sair á Federal.
(Matéria atualizada às 8h37min)