Foto: Imprensa ATM
Foto: Imprensa ATM


Foto: Imprensa ATM


O senador Eduardo Gomes (TO) reconheceu o empenho, esforços e trabalhos da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), no fortalecimento e desenvolvimento dos 139 municípios tocantinenses, principalmente em favorecer o andamento dos trabalhos do Calha Norte e da Codevasf no Tocantins.

O reconhecimento foi externado durante entrevista ao quadro “De Frente com Maju”, do Portal Gazeta do Cerrado. Quando indagado sobre o volume de recursos e benefícios aos Municípios, o senador Eduardo Gomes disse que isso está relacionado com toda a Bancada Federal do Tocantins nesses 36 anos de Estado, mas também com os trabalhos dos gestores municipais.

E também um pouquinho da mudança de postura dos prefeitos. A ATM foi muito influente nesse processo, foi através da ATM que a gente conseguiu por exemplo, trazer a Codevasf para o Tocantins, que já tem mais de R$700 milhões realizados em obras e equipamentos, e essa grata surpresa que o projeto Calha Norte, que faz um trabalho aqui liderado pelo General Poty, de treinamento e esclarecimento. Então, os prefeitos e prefeitas foram fundamentais nessa nova postura de trazer recursos.”, disse o senador.

A ATM teve papel na vinda da Codevasf e também do Programa Calha Norte. “Favorecemos a troca de informações, a mobilização dos gestores e a realização das capacitações. A Codevasf é uma importante estatal de atuação no Nordeste brasileiro e que veio pra somar ao Tocantins, enquanto que o Programa Calha Norte favoreceu a agilidade em convênios e parcerias com os entes federais”, disse Diogo Borges, presidente da ATM.

No início de junho, a ATM e o Ministério da Defesa realizaram capacitação sobre o Programa Calha Norte, voltado aos prefeitos, parlamentares federais e estaduais e técnicos municipais responsáveis pela celebração, acompanhamento e prestação de contas dos convênios celebrados com o Programa.

Bancada

Por fim, o presidente da ATM afirma o interesse constante em manter a proximidade com a Bancada Federal, que na avaliação da entidade, é o ente que mais coloca recursos nos 139 municípios tocantinenses, direto e indiretamente. “Os investimentos nos Municípios é resultados dos recursos de emendas parlamentares, seja individual e de bancada. A Saúde nos Municípios é feita com qualidade devido às emendas que ajudam a custear essa importante área do bem-estar social. Todos os senadores e deputados federais tem papel crucial nos 139 municípios tocantinenses”.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!