Câmara de Dianópolis avança e destaca resumo das ações do 1° semestre de 2022

O trabalho do Legislativo Municipal de Dianópolis, no 1° semestre de 2022 foi revertido em vários benefícios para a população. Foram 25 sessões ordinárias e centenas de matérias apresentadas e aprovadas, entre Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos e Moções.

A atual gestão da Câmara, liderada pelo presidente Manin do Zorra, possibilitou acesso à Tribuna a representantes de várias causas importantes: sociais, profissionais, comunitárias ou assistenciais. Foram realizadas audiências públicas, dentre outros serviços.
Durante o semestre, projetos significativos foram aprovados, dentre eles, o projeto de Lei 15/2022 que denomina o auditório da Câmara “Vereador Leônidas Ribeiro da Silva”, de autoria dos vereadores Manin do Zorra, Gena Ferreira e Julian Oliveira.

Além disso, os vereadores se manifestaram cobrando ao Executivo Municipal a criação da Brigada de Incêndio, pedido apresentado pelo vereador Bilsan França. Os vereadores Tuca Lula e Manin do Zorra, cobraram ao Executivo Municipal a reforma administrativa no âmbito da administração municipal.

Os parlamentares cobraram serviços de infraestrutura urbana e rural, indicações apresentadas pelos vereadores Gena Ferreira, Paulo da Mega, Júnior do Alface, Bira, André Cavalari e Marcelo Rodrigues, a pedido da comunidade.

Outra importante conquista, foi o reconhecimento de utilidade pública, de autoria dos vereadores André Cavalari, Manin do Zorra e Gena Ferreira, à Sociedade dos Vicentinos de Dianópolis. Outra solicitação importante foi apresentada pelo vereador Bilsan França, que cobrou ao Executivo a instalação de câmeras de monitoramento nas principais vias públicas da cidade.
Pauta que gerou debate importante foi o requerimento dos vereadores Júnior Trindade, Paulo da Mega e Marcelo Rodrigues, que cobraram do Executivo Municipal a municipalização do trânsito.

O vereador Tuca Lula, apresentou requerimento para que o Executivo implante nas secretarias municipais de saúde e assistência social, o serviço de atendimento com profissional psicologia e assistência social, cumprindo a determinação da Lei 13.935.
Também foi cobrado o cumprimento dos direitos dos servidores municipais: pagamento do novo piso salarial dos profissionais do magistério, pauta apresentada pelo vereador Julian Oliveira. O parlamentar também cobrou a construção do prédio próprio do CAPS, revisão do código de posturas, dentre outros.

O vereador Marcelo Rodrigues, solicitou por meio de requerimento ao Executivo Municipal, estudo para regularização fundiária de títulos do Povoado das Missões e cobrou o envio do projeto de Lei que trata sobre o Refis 2022.

Entre suas indicações, o vereador André Cavalari apresentou requerimento para que o Executivo encaminhasse à Casa de Leis, planilha detalhada dos gastos do município referente ao Fundeb, a fim de gerenciar e fiscalizar as demandas da pasta e investimentos da rede municipal de ensino.

“Foi um semestre produtivo, onde a Casa promoveu debates importantes e discutiu as demandas de interesse da população. Fiscalizamos e trouxemos questões polêmicas, além de distribuímos projetos que serão apresentados no início do próximo semestre. A população pode ter certeza e ficar tranquila, pois essa Casa tem compromisso com o povo e trabalha para o povo. Vamos continuar fazendo nosso trabalho, exercendo e promovendo a democracia”, avaliou o presidente, Manin do Zorra.
Júnior Trindade indicou ao Executivo o reajuste das diárias dos motoristas que atuam na gestão municipal. Já o vereador Paulo da Mega, apresentou indicou à gestão para que ofereça serviços médicos e odontológicos na comunidade da Boa Sorte.
Foram vários debates e ações pautadas pelos 11 parlamentares: saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, social, direitos do servidor público municipal, entre outros.

Plenário

Passaram pela tribuna nos últimos meses representantes dos diversos segmentos do setor público e privado, que utilizaram o espaço para promover discussões, debates e apresentações de temas de interesse da população dianopolina. A exemplo da apresentação do Plano Diretor Municipal.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!