
O ex-governador Mauro Carlesse (Agir) declarou oficialmente sua intenção de disputar novamente o cargo de governador do Tocantins nas eleições de 2026. A afirmação foi feita por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, nesta quinta-feira, 7, em que também rebate rumores sobre uma suposta inelegibilidade.
“Quero dizer a toda a população do Tocantins que estou, sim, apto a disputar uma eleição em 2026. Tenho meus direitos políticos assegurados e reafirmo aqui: sou pré-candidato ao governo do Estado”, afirmou Carlesse. “Quero voltar a fazer do Tocantins aquele estado com força, garra e estrutura que deixamos quando saí. Pegamos um estado em situação difícil e deixamos com R$ 2 bilhões em caixa, com projetos maravilhosos em andamento”, completou.
A declaração tem como objetivo responder aos boatos recentes que circularam na imprensa e nas redes sociais apontando que o ex-governador estaria impedido de concorrer a cargos públicos. Segundo ele, não há nenhuma restrição judicial ou administrativa que inviabilize sua candidatura.
Durante o vídeo, Carlesse afirmou que pretende visitar os 139 municípios do Tocantins nos próximos meses como parte da preparação para a campanha. No entanto, ainda não definiu quais lideranças e partidos devem compor seu grupo político para 2026. “Vamos dialogar com as pessoas e com as forças que querem ver o Tocantins crescer de forma responsável e com resultados concretos”, declarou.
O ex-governador também fez uma defesa de sua gestão e disse que deseja dar continuidade aos projetos que iniciou enquanto esteve à frente do Palácio Araguaia. “Quero continuar o processo de estabilidade, prosperidade e segurança para o nosso estado, que é o que a nossa gente merece.”
Contexto político
Mauro Carlesse governou o Tocantins entre 2018 e 2021, quando renunciou ao cargo após ser alvo de operação da Polícia Federal.